Bares, restaurantes e academias estão autorizados a funcionar a partir desta sexta

Conforme ocorre todas as quintas-feiras, decreto municipal foi revisado

Campos
Por Redação
6 de agosto de 2020 - 18h33

A Prefeitura de Campos autorizou a reabertura de academias, bares, restaurantes e estabelecimentos similares a partir desta sexta-feira  (7). O decreto com a revisão do plano de retomada da atividade econômica e social, chamado de “Campos daqui pra frente”, foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial desta quinta-feira (6).

Conforme destacou o prefeito Rafael Diniz na semana passada, a flexibilização da fase amarela só seria possível se os números da Covid-19 na cidade permanecessem estáveis ao longo desta semana.

Para o funcionamento, no entanto, proprietários de bares, restaurantes e academia terão que seguir uma série de protocolos.

No caso dos restaurantes, os proprietários terão que observar o horário de atendimento ao público, que será de terça à domingo (e feriados), das 11h às 15h para almoço e das 18h30 às 23h para jantar. Também será obrigatório o distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, sendo que as mesas não utilizadas deverão conter adesivos informativos ou serem retiradas para fins de impossibilitar sua utilização. Deve haver controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, respeitado o distanciamento mínimo de um metro e meio. Também fica proibido o serviço em balcões, a pessoas em pé, em calçadas ou similares.

(Foto: Arquivo/Carlos Grevi)

Ainda em relação aos restaurantes e bares, fica permitido o serviço no formato de buffet, com um funcionário do estabelecimento realizando a tarefa, desde que utilize todos os equipamentos de segurança necessária, inclusive face shield, com a obrigatória necessidade de separação de acrílico ou similar, para que o consumidor não tenha contato com os produtos servidos. O estabelecimento deve fornecer talheres e copos higienizados e embalados individualmente, ou ainda talheres descartáveis. Disponibilização de temperos e condimentos em geral deve ser em sachê e fica vedada qualquer tipo de apresentação musical. E, por fim, fica vedado o acesso a menores de 12 anos e maiores de 60 anos.

Além das academias, fica permitida a reabertura de clubes, incluindo estúdio de pilates e box de crossfit. Nestes locais deve haver controle de entrada e saída, de maneira a manter o distanciamento entre pessoas de no mínimo dois metros, orientando-se pela permanência máxima em 60 minutos, limitada a entrada a: até 200m² – 10 pessoas; de 201m² até 350m² – 10 a 15 pessoas; de 351m² até 450m² – 15 a 20 pessoas; de 451m² até 550m² – 22 a 40 pessoas; de 551 m² até 650 m² – 41 a 55 pessoas; de 651m² até 750m² – 56 a 65 pessoas; de 751m² até 850m² – 66 a 78 pessoas; a partir de 851m² – 79 a 90 pessoas.

O funcionamento será de segunda a sábado, de 6h às 20h. Idosos acima de 60 anos e portadores de DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis ficam proibidos de frequentar); Ainda deve ser observado o funcionamento das academias com distanciamento entre equipamentos de, no mínimo, dois metros, os quais deverão ter individualmente álcool 70% para imediata higienização.

Quadras esportivas fechadas não poderão ser utilizadas para esportes coletivos que não possam manter o distanciamento mínimo de dois metros por pessoa. Fica proibição do uso de vestiários para troca de roupas e/ou equipamentos. A utilização de bebedouros será permitida apenas para reabastecimento de garrafas próprias, vedado o uso de jato inclinado.

Está proibido do uso de piscinas coletivas, assim como as aulas coletivas em ambiente fechado.