×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Em tempos de pandemia, celebrações do Dia do Santíssimo Salvador terão protocolos especiais de segurança

Apresentação da Banda da Guarda Municipal e benção ao município serão transmitidos apenas via internet

Religião
Por ASCOM
4 de agosto de 2020 - 14h32

Reunião nesta terça definiu protocolos de segurança (Foto: Divulgação/Diocese)

Respeitando todos os protocolos de segurança que se fazem necessários, em razão da pandemia do novo coronavírus, a 368ª Festa do Santíssimo Salvador recebeu adequações no formato das celebrações que serão realizadas nesta quinta-feira (6). A reunião que definiu a logística do evento, foi realizada, no final da manhã desta terça-feira (4), na Catedral, reunindo representantes da Diocese e da Prefeitura de Campos.

No encontro, ficou definido que, ao invés de se utilizar a Praça do Santíssimo Salvador para a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, nesta quinta-feira, às 18h, os músicos irão se apresentar no interior da Catedral, com o concerto transmitido apenas via internet, no canal “Catedral SS Salvador”, no YouTube. O cortejo com a imagem do Santíssimo Salvador, que sairá da Catedral, às 19h, não será acompanhado por carros. A imagem passará, sozinha, pelas ruas do Centro.

O pároco da Catedral e vigário geral da Diocese, Monsenhor Leandro de Moraes Diniz, recebeu, na reunião, a subsecretária de Governo, Daniela Tinoco; o superintendente de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes e o regente da Banda da Guarda Civil Municipal, maestro Rafael Almeida.

“Neste produtivo encontro, definimos, com os agentes do governo, que a tradicional benção concedida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, também ocorrerá na Catedral, somente transmitida via YouTube. Sabemos do delicado momento e queremos garantir a saúde de todos”, observou Monsenhor Leandro.

Missas do dia 6

A Catedral recebe, atualmente, até 70 fiéis, por celebração, correspondendo ao limite de 30% da ocupação de seu espaço, conforme determinou o Plano de Retomada de atividades econômicas e sociais – “Campos Daqui Para Frente”, na fase amarela. Nesta quinta-feira, o número de santas missas será ampliado, com celebrações nos seguintes horários: 6h30, 8h, 10h, 13h, 15h e 17h. No horário das 10h, será celebrada a Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Para garantir seus lugares, antecipadamente, os fiéis podem ligar para a secretaria da Catedral, através do número (22) 2722-3864.

Bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz (Foto: Arquivo/Silvana Rust)

Live

A Festa do Santíssimo Salvador será tema de uma live promovida pelo Museu Histórico de Campos, dia 6 de agosto, às 19h. O convidado é Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, que falará das tradições que remontam a chegada dos colonizadores que iniciaram o desenvolvimento da cidade de Campos. Participa da live a Diretora do Museu. Graziela Escocard. Na ocasião ela fará a apresentação do “Projeto Lives do Museu”, que está resgatando aspectos históricos da festa na 368ª edição, celebrada em tempo de pandemia.
“Nestes tempos de cuidado e de prevenção contra a pandemia, a celebração do Padroeiro da Cidade de Campos e da Diocese apresenta expectativas e, certamente, anseios e preces fortes e esperançosas. Todos os cuidados que assumimos com responsabilidade e seriedade seriam ineficientes se não saímos desta pandemia melhores em todas as dimensões, mais espiritualizados, mais compassivos e mais lúcidos. Lembrando que saúde é um construto abrangente e interligado, envolvendo corpo, mente, espírito e ambiente. Por isso, é importante, e pertinente, buscar e sonhar um novo paradigma de pessoa humana, de sociedade e convivência que encontramos no Cristo Salvador, que veio para curar e restaurar por inteiro a humanidade e o cosmos”, destaca Dom Roberto.