×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos tem oito pontos para descarte correto de entulhos

Descartar lixo e entulho em locais impróprios é crime passível de penalidades previstas na legislação municipal

Meio Ambiente
Por ASCOM
2 de agosto de 2020 - 15h30

(Fotos: Divulgação/Supcom)

A cidade de Campos conta com oito espaços públicos adequados para o descarte de entulhos. Os Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peves) e o Ecoponto são destinados a atender à necessidade da população. A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental reforça que o descarte irregular de lixo é crime passível de penalidades previstas na legislação municipal, de acordo com a Lei 8.232/2011.

Com funcionamento diário, 24h, a prefeitura conta com o Peve Caju , na Av. XV de Novembro, ao lado do cemitério do Caju; a Peve Zuza Mota, na Av. Zuza Mota, 335; o Peve Rui Barbosa, na Av. Nossa Senhora do Carmo, próximo à Av. José Alves de Azevedo; o Peve São Caetano, na Av. Anita Peçanha, ao lado do Fit Vivai e o Peve Julião Nogueira, na Rua Wilson Amaro de Freitas. Com funcionamento de segunda a sábado, das 6h às 19h, há o Peve Flamboyant, na Rua Raul Escobar, no prolongamento da Formosa S/N; Peve Farol de São Thomé, em Rádio Velho, na rua atrás da Escola Municipal de Farol e o Ecoponto Penha, na Avenida Newton Guaraná, S/N.

Mesmo com o descarte em local inadequado sendo crime, a prefeitura conta com serviço de remoção através de convênio com a concessionária responsável pela coleta e limpeza do município. Com a atual situação financeira da cidade — que acumula altas perdas no repasse de royalties, participações especiais somadas à crise gerada pela pandemia de Covid 19 — o contrato foi reajustado e essa ação foi reduzida, embora não tenha sido suspensa. Ainda assim, caberá a população a consciência de seu papel neste momento.

(Foto: Divulgação/SupCom)

“A necessidade é que a população faça sua parte. O descarte irregular é crime e não pode ser tolerado. Contamos com oito pontos adequados para o descarte de entulhos e temos a coleta de lixo nos bairros inalterada. Se a população não jogar lixo ou entulho nas ruas, zelará pelo seu próprio bem-estar”, diz o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.

São pontos adequados e gratuitos para a população realizar o descarte correto e realizou diversas intervenções pela cidade. Antigos espaços usados como “lixões” foram revitalizados, como no Parque Esplanada e no Salo Brand, onde foram criados Bosques Urbanos. Outras áreas foram resgatadas no Jóquei, Flamboyant, Parque Prado, entre outros. A intenção é a conscientização e diminuição dos prejuízos sofridos pela própria população com o descarte irregular.

(Foto: Divulgação/SupCom)