×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Macaé ganha sua primeira Unacon

Grupo IMNE expande o núcleo de oncologia na região com o Centro de Tratamento Madre Teresa de Calcutá

Saúde
Por Redação
2 de agosto de 2020 - 0h01

Localização | Centro oncológico está
funcionando no bairro Imbetiba (Foto: Carlos Grevi)

A dignidade do paciente em primeiro lugar. Esse é o principal objetivo do Centro de Tratamento Oncológico Madre Tereza de Calcutá, do Grupo IMNE, inaugurado no dia 29 de julho, em Macaé. Não foi à toa que a data escolhida para o lançamento era o aniversário da cidade, que agora ganha um espaço totalmente equipado, com a mais moderna tecnologia no tratamento do câncer, além de profissionais qualificados. Localizada no bairro Imbetiba, essa é a primeira Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia do município. A UNACON funcionará de segunda a sexta-feira, com atendimento clínico por equipe médica e multidisciplinar e tratamento de quimioterapia. No local, serão atendidos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e também na forma particular.

Com a inauguração, os pacientes de Macaé e região terão mais conforto. A presença do centro evita o desgaste do deslocamento de pelo menos 250 residentes que iriam a Campos diariamente muitas vezes para receberem atendimento. O oncologista, Dr. Diogo Neves, acredita que a instalação da UNACON no município é um divisor de águas.

“Ao longo do processo, nós tivemos algumas conversas com o poder público e essa foi a principal promessa que fizemos enquanto um prestador de serviço privado que se coloca à disposição para atender o sistema público. Nosso primeiro objetivo é tratar o paciente do Sistema Único de Saúde da melhor forma. O foco é resgatar a dignidade desse paciente do SUS que muitas vezes não têm uma estrutura adequada. A partir de agora, oficialmente, nós estamos oferecendo a oportunidade aos cidadãos macaenses e da região de poder se tratar perto do seu domicílio, ou seja, ele vai ter a opção de se tratar na própria cidade. O diferencial foi o carinho em que pensamos em tudo, desde a estrutura, que ficou muito boa e nos agradou muito, mas também o cuidado com a escolha de cada membro de nossa equipe, trazendo profissionais de ponta, gabaritados e experientes. Médicos, farmacêuticos e colaboradores de enfermagem extremamente qualificados. Queremos encantar o paciente pelo atendimento”, afirma.

Dr. Diogo Neves (Foto: Carlos Grevi)

Qualidade no atendimento

Segundo Diogo Neves, assim como em todos os empreendimentos do Grupo IMNE, a qualidade dos equipamentos e do serviço prestado é sempre um destaque.

“No Centro de Tratamento Oncológico Madre Teresa de Calcutá, um ponto importante é a farmácia, onde conseguimos montar um modelo que não tem fluxo cruzado, ou seja, o profissional e o medicamento têm entrada e saída separadas. Portanto, as chances de contaminação é praticamente zero. Isso traz segurança, não só para o colaborador que está manipulando a medicação, mas para o paciente que tem a certeza de que aquilo foi completamente higienizado, seguindo todos os protocolos de qualidade”, garante.

Dr. André Porto (Foto: Carlos Grevi)

Equipe especializada

Entre os membros da equipe da UNACON de Macaé estão os médicos oncologistas Dr. André Porto e Dr. Gustavo Drummond. Eles, já a partir desta semana, estarão na cidade para receberem os primeiros pacientes, desempenhando com excelência o mesmo trabalho prestado em todas as demais unidades do Grupo IMNE.

“Para nós é um marco. Ao longo de todo esse tempo, sempre nos deparávamos com o problema do deslocamento dos pacientes para Campos e sabíamos que isso os colocava em uma situação desvantajosa em relação ao peso do tratamento. Esse centro, agora próximo da população de Macaé, vai agregar qualidade de tratamento e de vida. Um esforço que toda equipe fez para que estivéssemos dando esse presente para a cidade”, diz Dr. André Porto.

Dr. Gustavo Drummond (Foto: Carlos Grevi)

Já o especialista Dr. Gustavo Drummond acredita que essa estrutura garante o conforto dos pacientes não só físico, mas emocional, pois estar perto de casa é bem mais vantajoso.

“A população de Macaé não tinha ainda a oportunidade de ter um tratamento de alta complexidade em oncologia. Somos UNACON, credenciados pelo Ministério da Saúde com todas as habilitações para oferecer o melhor para o paciente. A distância realmente era um desgaste para aqueles que já estão debilitados pelo tratamento e pela doença. Porém, a estrutura não tem igual. Todos vão sair ganhando”, comemora.

Dr. Ronaldo Cavalieri (Foto: Carlos Grevi)

Acompanhando todo o processo da ideia inicial até a inauguração do Centro de Tratamento Oncológico Madre Teresa de Calcutá, o radio-oncologista, Dr. Ronaldo Cavalieri, não tem dúvidas dos benefícios que o espaço vai promover na cidade.

“Um momento muito especial para nós, porque estamos trazendo toda uma experiência de tratamento oncológico que acumulamos durante esses anos todos. Fizemos tudo do zero e cada detalhe foi pensado, tendo o paciente como centro das nossas atenções. Toda a nossa dedicação durante esse período foi necessária para oferecer o melhor tratamento e cuidado para as pessoas que nos procuram. Isso já era um projeto antigo e estamos conseguindo realizar agora. É só o começo e esperamos oferecer muito mais para a cidade”, frisa.

Martha Henriques (Foto: Carlos Grevi)

Expansão do Grupo IMNE

Esse já é o quarto empreendimento de oncologia lançado pelo IMNE. Estes padrões de tratamento oncológico já acontecem no OncoBeda, na Unidade 2 do Hospital Dr. Beda e em São João da Barra. A chegada à cidade de Macaé representa mais um avanço deste grupo que sempre está à frente do seu tempo. A diretora administrativa, Martha Henriques, relembra o início dessa longa e brilhante caminhada.

“A empresa iniciou com oncologia em 1976 e de lá pra cá, nós estamos crescendo e agregando mais unidades a nossa estrutura. Hoje, temos quatro centros oncológicos, uma equipe profissional de médicos e cirurgiões, além da equipe multiprofissional que acompanha esses pacientes. Chegamos a Macaé não só apresentando um espaço especializado único, mas de ponta e excelência, respeitando a individualidade de cada um e os tratando com dignidade, que é o que falta em muitos lugares que recebem pacientes do serviço do público. Ganha a cidade, o grupo e principalmente os pacientes que tanto almejavam ter esse espaço”, ressalta.

Sala de quimioterapia | Equipamentos com tecnologia de ponta para o tratamento de câncer de pacientes do SUS, convênios e também particular (Foto: Carlos Grevi)

Oração| Dr. Diogo Neves conduziu um momento de reflexão e fé no empreendimento (Foto: Carlos Grevi)

(Foto: Carlos Grevi)

(Foto: Carlos Grevi)