×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com poucos doadores, Hemocentro de Campos divulga calendário para agosto

Número de pessoas que doam sangue caiu durante a pandemia

Saúde
Por ASCOM
2 de agosto de 2020 - 14h43

Doações têm sido em pequeno número (Foto: Silvana Rust)

O Hemocentro Regional de Campos, instalado no Hospital Ferreira Machado (HFM), definiu o calendário para doações de sangue feitas mensalmente pela unidade móvel do órgão. Durante a pandemia do novo coronavírus, as coletas seguem sendo feitas prioritariamente dentro do próprio município, com saídas eventuais.

Nos dias 4 e 13, a unidade estará no estacionamento da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Nos dias 18 e 20, no pátio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), por conta de um evento organizado pela direção do Porto do Açu. No dia 25 estará realizando coleta de sangue em evento organizado pela Segunda Igreja Batista de Campos, em frente à igreja. E no dia 27, estará no pátio da Usina Canabrava, no limite de Campos com São Francisco de Itabapoana. As doações acontecerão das 8h às 15h.

“Esperamos a colaboração do maior número possível de doadores, porque desde o início da pandemia, caiu bastante o número de doadores, que já vinha baixo. Estamos com todos os procedimentos para realizar doações seguras, observando todos os protocolos de segurança, e todos podem realizar as doações sem qualquer receio”, explica Rosângela Soares, assistente social do Hemocentro.

Para doar, basta apresentar documento de identidade com foto, estar em boas condições de saúde, ter peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. O intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 para mulheres. O Hemocentro Regional abastece de sangue, unidades médicas de todo o Norte e Noroeste Fluminense.