×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Termo de cooperação entre Eletrobras e Consórcio intermunicipal vai deixar cidade mais iluminada

Avenidas Arthur Bernardes, Felipe Uébe, Nossa Senhora do Carmo e Alberto Lamego serão contempladas

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
27 de julho de 2020 - 16h17

Iluminação Pública já esteve precária na Arthur Bernardes (Foto: Silvana Rust/Arquivo)

O termo de cooperação técnica entre a Eletrobras e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Ciedennf) ainda não deixou frutos em Campos, mas pretende deixar. Lâmpadas de LED serão instaladas nas avenidas Arthur Bernardes, Felipe Uébe, Nossa Senhora do Carmo e em toda a extensão da Alberto Lamego. O Jornal Terceira Via já denunciou a precariedade da iluminação em algumas vias, nos últimos meses.

De acordo com a Prefeitura de Campos, o recurso federal virá em parcelas e nenhuma ainda foi depositada. Em sua última edição, a Coluna do Balbi informou que lâmpadas de LED também serão instaladas em Farol de São Thomé.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que toda substituição de lâmpadas comuns por tecnologia LED já feitas até o momento, foi realizada com recursos da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública dos Municípios (Cosip).

“A iluminação LED, determinada pelo prefeito Rafael Diniz, objetiva ruas, praças e avenidas mais iluminadas, oferecendo mais segurança para a população. Esta modernização também traz economia aos cofres públicos, já que as luminárias de LED consomem em média 55% menos energia elétrica que as lâmpadas comuns. Este recurso financeiro foi utilizado na substituição por LED em mais de 1.600 pontos de diversos locais iniciando por aqueles de alto fluxo de pessoas e veículos, além de eixos comerciais e corredores universitários. Também será investido na modernização da iluminação da Orla da praia de Farol de São Thomé, entre o Camping e a Mansão dos Cubanos, incluindo a substituição dos velhos postes enferrujados com luminárias antigas por postes galvanizados, resistentes à maresia, e luminárias modernas com lâmpadas de LED, mais duráveis e de iluminação bem superior. A praia já tinha pontos com LED, como Praça do Xexé e Lagamar. Através do Consórcio Publico Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), a Prefeitura teve projeto aprovado no Programa Reluz, da Eletrobras, junto com o Município de Cardoso Moreira, para melhoria de iluminação. Em Campos, serão contempladas as avenidas Arthur Bernardes, Felipe Uébe, Nossa Senhora do Carmo e Alberto Lamego completa. O recurso federal virá em parcelas — nenhuma ainda foi depositada para o Município”.