×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Academias liberadas com restrições

Donos terão que fazer uma ginástica para se adequar às regras com espaços abertos e limite de cinco pessoas

J3 Esporte
Por Redação
26 de julho de 2020 - 0h01

Adaptação | Responsável técnico de academia, Rui Bulhões, aguarda a liberação definitiva (Fotos: Carlos Grevi)

Desde a última segunda-feira (20), um novo decreto passou a valer para a cidade de Campos. Nas medidas impostas pela prefeitura, estão liberadas as atividades físicas em locais abertos com o limite máximo de quatro pessoas por grupo, ou até cinco pessoas caso haja a presença de um professor coordenando as atividades.

Um dos locais que, teoricamente, poderiam abrir para receber as pessoas, são as academias que possuem áreas ao ar livre. Porém, a reabertura parcial desses estabelecimentos, acaba não compensando devido ao limite baixo de usuários, como conta o responsável técnico pela Academia Nova Estação, Rui Bulhões.

“A nossa academia possui vinte mil metros quadrados. Para nós, seria prejuízo reabrir e receber apenas quatro ou cinco alunos por vez, além do profissional. Entendemos que as medidas adotadas pela prefeitura são de extrema importância e, por isso, respeitamos. Porém, decidimos manter fechada até que possamos entrar na próxima fase do programa “Campos Daqui pra Frente”, onde será permitida a reabertura das academias em sua totalidade”, declarou Rui.

Ainda segundo Rui, diversas medidas foram tomadas para que o seu estabelecimento possa receber novamente os alunos. “Quando for liberado para que os alunos retornem as aulas nas academias, com certeza iremos receber eles da melhor maneira. Nossa sala de musculação é totalmente arejada, já isolamos alguns aparelhos por no mínimo dois metros e transferimos para o lado externo, as aulas de spinning, entre outras atividades”, contou o responsável.

“Durante esse tempo de isolamento, é preciso que as pessoas permaneçam dentro de casa e continuem se exercitando. Em 1998, os profissionais de Educação Física foram considerados também profissionais da área da saúde. Então, é preciso que qualquer atividade física, seja feita com orientação de um profissional, seja em casa, na rua ou em qualquer outro lugar. As pessoas precisam buscar as orientações necessárias para que possam praticar suas atividades físicas de maneira correta”, comentou Rui.

Morro do Itaoca:

Visitas ao Morro do Itaoca passam por recomendações da prefeitura

O Morro do Itaoca, que foi um dos locais liberados para a prática esportiva no último decreto, voltou a funcionar durante a semana. O local funcionará apenas de segunda a quarta-feira, das 8h às 18h.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Ambiental Leonardo Barreto, as obras no local que se iniciaram em 2019, chegaram ao fim e, os frequentadores do morro, terão mais conforto. “Construímos no pé do morro, banheiros com acessibilidade, guarita, pórtico e estacionamento com 35 vagas. Já na subida, foi recuperado o pavimento da pista, além das canaletas de drenagem, sinalização turística, trilha para corrida. No topo, a maior novidade é a nova pista de voo livre, que foi projetada em parceria com a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) nos padrões para eventos de nível nacional”, declarou o secretário.

Secretário Leonardo Barreto

Ainda segundo Leonardo, o limite máximo para frequentadores fazendo a subida e no topo do morro, é de 35 pessoas. Após o limite quem desejar subir, deverá aguardar sua vez.

“Todos deverão usar as máscaras e manter as regras de distanciamento. O controle de entrada à Serra do Itaoca será realizado com emissão de senhas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, para evitar aglomeração. É importante ressaltar que, a liberação ao local é somente para a prática esportiva e não para outros fins. Os guardas do parque estarão no local para fiscalizar se as regras serão cumpridas”, explicou Leonardo.