×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Consórcio nacional de Imprensa usa conceito de pesquisadores da Uenf e IFF para números da Covid

Filho de Tim Lopes filma documentário em Campos, essas e outras informações na Coluna do Balbi

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
20 de julho de 2020 - 0h01

Consórcio de Imprensa para Covid/19 Inspirado em pesquisados da Uenf e IFE

O conceito do Método de Média Móvel, utilizado pelo consórcio dos grandes veículos de comunicação – O Globo, G1, Rede Globo, Folha de São Paulo e Estadão -, foi inspirado nos estudos de dois engenheiros campistas, os irmãos Eduardo e Rogério Atem. Eduardo é da UENF e Rogério do IFE. O trabalho deles foi observado pela Lupa Agências de Checagem e considerado perfeitos. Então, os números divulgados pelo Consórcio de Imprensa sobre o COVID-19 têm as digitais de dois campistas. Obviamente não descobriram a pólvora, mas o trabalho deles, merecem algum barulho, no menor sentido da expressão.

Fábrica de refrigerantes

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos- CODEMCA-, Vinicius Vieira Viana vai receber essa semana a visita de um grupo de empresários, interessados em montar no município uma fábrica de refrigerantes. Uma boa notícia, em um momento que se anuncia mais fechamento do que abertura. Tomara que venha gerar uma boa porção de empregos. E lembrar que nos anos 70 Campos tinha uma fábrica da Coca-Cola.

Rua do Grau

As aglomerações continuam em Campos dar bola para o coronavirus. Um dos pontos de muvuca mais famosos é a chamada Rua do Grau, localizada no Beco Santo Antônio que dá acesso ao bairro da Penha. Nos fins de semana jovens se reúnem sem máscaras e sem álcool gel. Álcool mesmo só o da bebida, o que faz jus ao nome da rua. Uma orquestra de carros de som e rola de tudo. O que eles não sabem, é que entre esse tudo que rola, está também o vírus.

Falésias da Lagoa Doce

Falésias

No mapa do turismo interno pós pandemia, a Riotur, está destacando na chamada Costa Doce as falésias localizadas no município de São Francisco de Itabapoana, na altura da praia dos Sonhos As falésias são raras no litoral fluminense. Dependendo no ângulo lembram praias de países da União Europeia. Na verdade, as de São Francisco sempre foram poucos percebidas, mas agora entraram em pauta.

Documentário

O jornalista Bruno Quintella, filho do saudoso Tim Lopes (1950-2002) executado pelo tráfico de drogas do Rio de Janeiro, vai estrear como diretor de documentário. Ele está gravando “Roberto Ribeiro- – Eu também fui um rei” — Eu também já fui rei”, sobre o grande sambista. Ele já esteve em Campos onde o sambista nasceu. Para completar o documentário viajará também à Luanda, capital de Angola, onde Roberto Ribeiro ainda é referenciado.

Relevante

Como essa coluna publicou na semana passada, a fazenda Boa Vista, em São Martinho, na Baixada, do alto dos seus 201 alqueires vai mesmo ser leiloada no Rio com lance inicial de R$ 47 milhões. Faltou dizer que a fazenda foi arrendada pelo produtor rural Sérgio Chagas e isso pode levar a embaraços jurídicos já que ele não tem relação alguma com os fatos que resultaram na decisão do leilão.

Para a galera

O campeonato carioca ensaiou o novo normal do futebol. Novo nada. O Flamengo é campeão e mais normal que isso não existe.