×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Inepac terá escritório técnico em Campos

Órgão estadual de cultura ocupará uma sala no Museu Histórico da cidade

Cultura
Por ASCOM
17 de julho de 2020 - 15h23

Visita técnica do diretor do Inepac aconteceu nessa quinta-feira (Foto: Divulgação)

O diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Cláudio Prado de Mello, conheceu nessa quinta-feira (16) o espaço que abrigará o escritório técnico do órgão em Campos, no Museu Histórico. Foi realizada reunião com os envolvidos na campanha de instalação e definida a inauguração com exposição sobre o Mercado Municipal da cidade, em 15 de setembro.

A gerente do Museu, Graziela Escocard, recebeu Cláudio Prado, junto com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, Genilson Soares; o arquiteto que será responsável pelo escritório, Humberto Chagas; e a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros. Na avaliação de Graziela, a parceria para a instalação na cidade consolida um relevante ganho ao patrimônio cultural do Norte e Noroeste do estado.

“A reunião foi muito importante para alinhamento dos detalhes de instalação deste escritório. Além disso ficou definido que o escritório técnico do Inepac, no Museu Histórico de Campos, não irá abranger somente a região Norte Fluminense, mas também Noroeste. Ainda se tem muito a fazer acerca do nosso patrimônio. Juntando forças e parcerias em prol do bem comum, que é a preservação da nossa identidade e memória, a partir destes bens patrimoniais, vamos adquirindo cada vez mais adeptos à causa”, comentou Graziela.

Durante a reunião, foram definidos trâmites burocráticos, abordado bens que devem ser tombados na cidade e região, além de planejamento de como será o procedimento de inauguração do escritório, seguindo todas as recomendações de prevenção à Covid-19. Foi confirmada nova visita de Cláudio Prado à região. Desta vez, para visitar o sítio arqueológico de Manguinhos, localizado em São Francisco. “Esse sítio arqueológico é uma demanda de anos. Sempre quando a maré sobe desvenda as ossadas”, ressaltou Graziela.

Escritório do Inepac ficará no Museu Histórico de Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

“Para a inauguração do escritório, combinamos uma exposição do Museu Histórico de Campos com o Instituto Histórico e Geográfico de Campos e o Inepac. Será em 15 de setembro. Essa é data de quando o Mercado Municipal irá completar 99 anos desde sua inauguração em 15 de setembro de 1921, com o prefeito Luiz Sobral”, relatou.

Além de ressaltar o empenho de Genilson Soares, que articulou a instalação do escritório técnico do Inepac em Campos através do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, a gerante do Museu também destaca o trabalho da secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros.

“Em nome da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e da Presidente Cristina Lima, agradeço todo o empenho da Daniela. Estamos empolgadas porque ela tem voltado a atenção para o interior do estado do Rio de Janeiro. A instalação será um ganho enorme para as regiões Norte e Noroeste fluminense”, finalizou.

Museu Histórico de Campos (Foto: Arquivo/Silvana Rust)

Museu Histórico de Campos (Foto: Arquivo/Silvana Rust)

Museu Histórico de Campos (Foto: Arquivo/Silvana Rust)