×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sujeira no canal Campos-Macaé impressiona e oferece riscos à saúde

No trecho urbano, lixo despejado indiscriminadamente chama à atenção em local já conhecido por poluição

Meio Ambiente
Por Redação
15 de julho de 2020 - 17h19

Lixo despejado no canal Campos-Macaé flagrado por leitor (Foto: Divulgação)

Faz tempo que o histórico canal Campos-Macaé, construído no período imperial a pedido do rei Dom Pedro II, perdeu prestígio e cuidados por parte do poder público. Desde que deixou de ser navegável e utilizado para fins comerciais e de transporte de passageiros há 150 anos, o trecho passou a ser chamado de valão. É visível em alguns pontos o despejo de esgoto e águas poluídas provenientes de galerias pluviais. Nas últimas semanas, o canal passou a contar com mais poluição. Uma grande quantidade de lixo tem sido jogada próximo ao cruzamento das avenidas Vinte e Oito de Março e José Alves de Azevedo. Próximo dali, vivem pessoas em situação de rua.

A limpeza e dragagem de canais na área urbana são necessárias, como esta no Canal Coqueiros, no bairro Flamboyant (Foto: Arquivo/Ilustração)

O cenário de sujeira chamou a atenção do profissional autônomo Tiago Barreto. Ele fotografou um amontoado de lixo despejado no canal Campos-Macaé e compartilhou em redes sociais. “Eu tomei um susto quando passei ali perto da Beira-Valão, ao lado do McDonald´s. Há muita sujeira do lado de fora, pois há vários moradores de rua, mas dentro do canal tem muito lixo. Observei que tem muita embalagem de comida. Creio que são de doações que eles recebem e não descartam corretamente”, comenta.

A estudante Renata Andrade mora próximo à Avenida 28 de Março. Ela também reclama da sujeira que se formou dentro e fora do canal Campos-Macaé. “É uma situação degradante, pois falta higiene no local, além da agressão ao meio ambiente. Na gestão de Rosinha houve a revitalização do local, com obras de embelezamento, mas a poluição continuou. Agora tem mais lixo como se vê”.

Outro canal que corta vários bairros de Campos é o Coqueiros em direção à região da Baixada Campista. No bairro Flamboyant, Horto e Jóquei Clube há trechos que necessitam constantemente de limpeza e dragagem. “Infelizmente há muitas pessoas que despejam lixo e entulho no canal. Há períodos que o mato toma conta de tudo. É comum haver proliferação de mosquito e rato. Falta consciência das pessoas, mas também fiscalização e punição por parte da prefeitura no combate a essa poluição”, diz Ivete Freitas, moradora do Flamboyant.

Questionada sobre a sujeira do canal Campos-Macaé e poluição de outros canais urbanos, a Prefeitura de Campos se manifestou por meio de nota disse que “em parceria com a concessionária Águas do Paraíba, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental realizou limpezas no Canal Campos-Macaé, com maquinários adequados a este tipo de manutenção. O órgão busca nova parceria para que novo trabalho de manutenção possa ser realizado. Numa ação complementar, também dá seguimento às orientações com o intuito de diminuir a quantidade de resíduo jogados de forma irregular em locais públicos”, finalizou.