×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Números de casos e mortes por Covid-19 caem mais de 10% no Norte e Noroeste na última semana

É a primeira vez desde o início da pandemia que a quantidade de infectados caiu de uma semana para outra

Geral
Por Redação
13 de julho de 2020 - 10h23

Os números de casos confirmados e de mortes por causa do novo coronavírus caíram 14,5% e 10,2% na última semana, entre 05 e 11 de julho, em comparação com os sete dias anteriores. Os dados fazem parte de um levantamento do Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense. É a primeira vez desde o início da pandemia que a quantidade de infectados caiu de uma semana para outra. Entre 05 e 11 de julho, foram 1.942 casos confirmados, diante dos 2.272 registros entre os dias 28 de junho e 04 de julho, o que representa uma redução de 14,5%.

Já o total de mortes do Norte e Noroeste na semana passada foi de 44, cinco a menos que os 49 contabilizados na semana anterior. Mesmo assim, é o segundo maior índice de óbitos já registrado na região por causa da Covid-19 em sete dias.

No entanto, não há como concluir que a tendência é de queda no número de casos da doença ou que a pandemia tenha chegado ao seu pico na região, pois qualquer análise nesse sentido só pode acontecer após 14 dias, que é o período de incubação do vírus no corpo humano.

Na prática, isso significa que, se uma pessoa contrair a doença, ela pode começar a sentir os sintomas de um a 14 dias. Consequentemente, ela tem mais chances de ser diagnosticada dentro desse prazo, entrando para as estatísticas em duas semanas. Eventuais medidas para combater o avanço da contaminação também costumam ter efeito após esse período.

Além disso, cada cidade tem um estágio diferente da pandemia. Algumas, como Bom Jesus do Itabapoana, enfrentam uma segunda onda de contaminação, enquanto outras, como Varre-Sai, estão passando pela primeira aceleração na curva de contágio da doença. Os dois municípios tiveram, entre 28 de junho e 04 de julho, crescimento de 55% e 52%, respectivamente, na quantidade de casos de coronavírus. (Os números da última semana estão em contabilização e serão divulgados no boletim desta terça-feira, 14).

O levantamento mostra, ainda, que a redução no número de novos pacientes diagnosticados foi alavancada pelas duas maiores cidades da região. Depois de atingir a marca de 1.158 infectados entre 28 de junho e 04 de julho, o índice caiu para 885 na última semana em Macaé. Já em Campos, o indicador passou de 340 casos para 184. É o menor número no município em cinco semanas, superando apenas os 148 registros entre os dias 17 e 23 de maio.

Campos, Macaé e Itaperuna também tiveram queda na quantidade de mortes. Juntas, as três cidades passaram de 33 para 26 óbitos na última semana. Porém, outros municípios menores, como Quissamã e São Francisco de Itabapoana, com quatro vidas perdidas, e Itaocara, com três, ajudaram a manter o índice regional elevado.

 

 

 

 

Fonte e gráficos: Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense