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MP instaura inquérito para apurar prática abusiva de rede de academias

Segundo denúncia, estabelecimento estaria dificultando a rescisão de contrato com seus alunos

Estado do RJ
Por Redação
13 de julho de 2020 - 15h28

Fotos: Arquivo/Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, instaurou inquérito civil para apurar uma possível prática abusiva de violação de direitos difusos por parte da rede de academias Smart Fit, que não estaria disponibilizando meios telefônicos ou virtuais para o cancelamento das matrículas de seus alunos, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com denúncia recebida pela Ouvidoria/MPRJ, a sociedade empresária estaria exigindo, para tanto, a presença física dos consumidores, o que inviabiliza o pedido de cancelamento diante do fechamento de suas unidades em razão da pandemia.

Na denúncia encaminhada ao MPRJ, a reclamante também informou que, através das redes sociais da rede de academias, obteve a informação de que os alunos que optarem pelo cancelamento da matrícula serão submetidos ao pagamento de multa por quebra de fidelização, apesar do fechamento físico das unidades por conta do isolamento social.

Desta forma, considerando que de acordo com o art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, é direito básico do consumidor a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços, sendo consideradas cláusulas abusivas aquelas que estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor, resolve o MPRJ instaurar o inquérito civil para apurar supostas práticas ilegais.

A contar da data da instauração do inquérito (16/06), a Smart Fit tem prazo de 30 dias para manifestar-se com relação aos fatos, esclarecendo se procedem as referidas alegações e juntando documentos que comprovem que não se utiliza de tais práticas.

Em nota, a Smart Fit informou quedesde sua fundação, a política de cancelamentos da Smart Fit é presencial. Isso jamais mudou. Quando decidimos fechar as academias, em 19 de março, suspendemos imediatamente as cobranças das mensalidades. Desde então, nenhum cliente foi cobrado e informamos que os cancelamentos poderiam ser feitos assim que as lojas fossem reabertas. Agora, às vésperas da reabertura de lojas em algumas cidades, alguns clientes manifestaram receio em ir até as lojas para realizar o cancelamento. A Smart Fit abriu um canal para que o cliente possa solicitar, por meio do Espaço do Aluno, no site, que o plano permaneça congelado, sem qualquer cobrança. Caso deseje cancelar, quando se sentir mais confortável para ir até a loja, poderá fazê-lo com a mesma facilidade que pautou a conduta da Smart Fit ao longo desses 11 anos”.

Fonte: Ascom MP