×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Câmara de Campos vota nesta terça projeto de lei que prevê realização de duas sessões ordinárias por semana

Conforme define projeto, vereadores continuarão com as reuniões virtuais

Política
Por Redação
13 de julho de 2020 - 15h41

Projeto será votado nesta terça-feira (Foto: reprodução)

A Câmara Municipal de Campos vota, nesta terça-feira (14), projeto de lei que define o retorno das sessões ordinárias do Legislativo duas vezes por semana. A votação acontece, a partir das 14h, naquela que pode ser a última sessão convocada em caráter extraordinário, caso o projeto seja aprovado. Ainda segundo a proposta a ser apreciada pelos vereadores nesta terça, as sessões retornariam todas as terças e quintas-feiras, sempre a partir das 14h.

As sessões ordinárias presenciais foram suspensas em 20 de março por conta da pandemia do novo coronavírus e, no dia 4 de maio, durante a primeira reunião on-line do grupo, os vereadores aprovaram a modalidade virtual para as próximas sessões do Legislativo. No entanto, as sessões ocorriam de forma extraordinária, ou seja, não tinham data ou periodicidade definidas.

De acordo com o segundo artigo do projeto de lei, “as sessões ordinárias virtuais ocorrerão nas terças-feiras e quintas-feiras de cada semana, com início às 14h, salvo deliberação justificada do Presidente, que poderá adiá-las, devendo, neste caso, as convocações prévias serem realizadas com antecedência mínima de 48 horas da nova data e/ou horário”.

Conforme define o projeto, as sessões realizadas por meio virtual serão públicas, asseguradas à transmissão simultânea pelos canais de mídia institucionais. Se o projeto for aprovado, a reunião terá duração máxima de cinco horas, prorrogáveis a juízo da Presidência, em função da urgência.

O projeto torna os trabalhos mais objetivos: poderão ser pautados dois projetos de lei por sessão, sendo disponibilizado o tempo improrrogável de discussão, ao vereador autor três minutos e aos demais vereadores dois minutos para apartes, não se admitindo a justificativa de voto. Poderá ser pautado, por sessão legislativa, um requerimento de cada vereador, que disporá do tempo improrrogável de dois minutos para discutir, não se admitindo apartes e nem emendas.