×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coronavírus: funcionários do Centro de Distribuição Domiciliária dos Correios cruzam os braços

Unidade fica na avenida 7 de Setembro, no Centro, e teve três trabalhadores diagnosticados com covid-19

Campos
Por Redação
8 de julho de 2020 - 9h19

(Fotos: Leitor)

Funcionários do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) dos Correios de Campos, que fica na avenida 7 de Setembro, no Centro, suspenderam atividades na manhã desta quarta-feira (8), após seis trabalhadores testarem positivo para covid-19. Com isso, sobe para nove o número de casos confirmados em unidades da estatal no município. Outros já fizeram o exame e aguardam o resultados.

Os servidores ainda denunciam que a sanitização nas agências não está sendo feita por empresa especializada, mas pelos próprios funcionários terceirizados “com água e sabão e sem qualquer proteção contra o vírus”. Outros terceirizados foram remanejados para o Centro de Entrega de Encomendas (CEE), localizado na Rua Rocha Leão, no Caju, onde os trabalhos foram mantidos.

“Trata-se de uma medida irresponsável, uma vez que os números de contaminação têm aumentado consideravelmente na região, e dessa forma expõe diversos trabalhadores e familiares com a transferência para outra unidade sem ao menos realizar os testes de Covid-19”, pontuou o Sindicato em nota oficial.

Após a confirmação dos primeiros casos no CEE, a Justiça do Trabalho determinou o afastamento por 15 dias de trabalhadores diagnosticados com a doença, sob pena de multa. Foi essa a determinação que permitiu que os trabalhadores concursados paralisassem as atividades.

A decisão foi proferida pelo juízo da 30ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro em ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect/RJ).

Mas, segundo uma fonte do Jornal Terceira Via, “a empresa segue com as atividades normalmente”, uma vez que os funcionários terceirizados continuaram prestando o serviço.

Esta não é a primeira vez que funcionários dos Correios fazem paralisação por conta de casos do novo coronavírus. No dia último dia 1º, trabalhadores do CEE cruzaram os braços, alegando relaxamento da empresa em relação aos cuidados obrigatórios no combate à pandemia. Na ocasião, porém, a estatal negou que tenha havido suspensão das atividades e afirmou que a unidade foi fechada “para sanitização”.

Mesmo assim, os servidores foram afastados e somente funcionários terceirizados atuam no CEE até o fechamento desta reportagem, incluindo contratados para atuar no CDD, que teriam sido remanejados.

Nota dos Correios:

Não procede a afirmação. Não houve paralisação dos empregados. O prédio onde funciona o Centro de Distribuição Domiciliária de Campos (Av. Sete de Setembro, 342 – Campos) foi fechado nesta terça-feira (07), para sanitização. As orientações da empresa relacionadas a casos suspeitos de Covid-19 permanecem válidas, segundo as orientações sanitárias. Amanhã (9/7) o prédio voltará a funcionar normalmente.

Desde o mês de março, os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis, além disso todos os empregados das unidade foram encaminhados para a testagem. A empresa está acompanhando a situação de saúde dos seus funcionários, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.

Os Correios lamentam eventuais transtornos aos clientes e seguem à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.