×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Guilherme Belido e a entrevista com Martha Rocha

Jornalista conversou com a primeira Miss Brasil no finalzinho dos anos 80

Comportamento
Por Guilherme Belido
6 de julho de 2020 - 15h01

A Miss Brasil Martha Rocha em entrevista a Guilherme Belido

No sábado (04), o País perdeu aquela que foi a primeira e mais importante Miss Brasil de todos os tempos: Martha Rocha, que vencera o concurso de beleza na década de 50, com apenas 18 anos, ficando em 2º lugar no Miss Universo, realizado nos EUA.

Ao retornar ao Brasil, Martha foi recebida em clima de comoção nacional. Homenageada pelo presidente Getúlio Vargas e pelos mais importantes segmentos da sociedade, permaneceu, por décadas, como figura icônica da nação e reconhecida internacionalmente.

Em meados dos anos 80, Martha Rocha veio a Campos para ser jurada de evento promovido pelo colunista José Carlos Pereira Campos, então titular da página social do jornal A Cidade, auxiliado por Carlos Frederico Silva.

Como a promoção tinha o apoio de A Cidade, Guilherme Belido, ainda um iniciante no jornalismo, com 20 e poucos anos, foi à Ilha dos Carães, para a entrevista exclusiva com Martha Rocha, hospedada na casa de Scila Martins.

Gafe – Guilherme conta que, ainda muito ‘cru’, fez uma pergunta deselegante e indiscreta, relativa à idade da ex-miss, então na faixa dos 50 anos.

— Foi muito desconfortável. Vi o olhar de surpresa e censura das pessoas presentes à sala, não sabia onde enfiar a cara nem tinha como voltar atrás. Mas foi ela mesma, com finesse e generosidade, que me socorreu. Disse que era muito grata ao povo do Brasil, que a tratava como carinho de sempre sem se preocupar em contar os anos. As palavras podem não ter sido exatamente essas – isso tem 30 anos – mas foram nesse sentido. Naquele momento, vi que a baiana de beleza exuberante, era ainda mais bonita por dentro do que por fora – recorda Belido.

Martha Rocha morreu em Niterói, aos 83 anos, vítima de infarto.