Por Letícia Nunes e Taysa Assis
Imagine várias empresas motivadas, inspiradas e engajadas, trabalhando em equipe, de maneira focada nos resultados. Agora, idealize que esses frutos estejam também diretamente ligados ao bem comum. Em meio à pandemia, as ações comunitárias estão cada vez mais presentes na vida individual e também no ambiente empresarial. Além de zelar pelo bem estar de seus colaboradores e parceiros, as organizações de Campos e região estão cada vez mais realizando ações sociais. As iniciativas vão além dos limites dos parques industriais e das instituições financeiras. São práticas voluntárias, em benefício da coletividade que ajudam instituições e comunidades dos municípios do Norte Fluminense.
Porto do Açu
Pelo décimo oitavo ano consecutivo, o Complexo Portuário do Açu, que fica situado em São João da Barra, promove a Campanha do Agasalho dentro do Programa de Voluntariado ‘AbrAÇU’ e arrecada peças de frio junto aos colaboradores. Este ano, em meio aos novos tempos, o projeto não deixou de acontecer. Porém, a arrecadação das doações foi aderida ao sistema de drive-thru, no Cepop, em Campos. Os voluntários entregaram suas doações sem precisar sair do carro. Cerca de quinhentas peças de frio, entre roupas, cobertores e sapatos, foram coletadas. Boa parte dos agasalhos foi entregue ao Projeto Alegria e outra para a Associação Bem Faz Bem. Nesta ação, o Porto do Açu contou com doações voluntárias de colaboradores das empresas Porto do Açu Operações, GNA, Ferroport, NOV, Acciona. Com dois anos e meio de ações desenvolvidas, o AbrAÇU já beneficiou cerca de 5 mil pessoas.
A empresa também criou o Comitê de Ações Humanitárias que vem fazendo um trabalho de entrega de alimentos adquiridos de produtores rurais locais de São João da Barra. O empreendimento já está na sua sexta doação e até o momento 20 instituições foram beneficiadas e mais de 4 toneladas de alimentos doadas.
Além disso, foram doados 100 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s’), entre luvas, máscaras, óculos e aventais para profissionais da saúde. Ainda foram cerca de 40 ventiladores pulmonares recuperados e entregues as redes públicas de saúde, além de 13 aparelhos médicos consertados. O comitê também viabilizou a produção de 10 mil máscaras de tecido por confecções locais.
Sicoob
O Sicoob Fluminense entregou este ano cerca de 5 toneladas de alimentos que foram arrecadados para as instituições filantrópicas parceiras, numa campanha desenvolvida desde o mês de abril. O objetivo do movimento foi o de atender de forma emergencial 15 casas de assistência que enfrentam problemas pelo período da pandemia do Covid-19. Além disso, fez também a doação de mil aventais para profissionais de saúde. A cooperativa colaborou com a doação de gêneros alimentícios. Todas as agências estiveram envolvidas neste ato de solidariedade.
A instituição iniciou no dia 22 de junho mais uma Campanha do agasalho – “Quem Doa, Coopera”. Idealizada dentro do programa de Responsabilidade Social da cooperativa de crédito, a campanha do agasalho 2020, tem como finalidade a arrecadação de agasalhos, cobertores e roupas que serão destinados a instituições e comunidades carentes. As doações poderão ser feitas em todas as agências do Sicoob Fluminense. Como parceiros, a cooperativa conta com as instituições M do Saber, Universidade Cândido Mendes, Escola Interativa e Colégio Pró-Uni. A campanha está prevista para terminar dia 20 de julho.
Usina Nova Canabrava
A Usina Nova Canabrava desenvolve programas de responsabilidade social, por meio de ações que vão além dos limites de seu parque industrial. No último dia 24, representantes retornaram à Casa de Acolhimento Institucional (Casamar) – mantida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana e que atende crianças e adolescentes no município. Na visita realizada no ano passado ao abrigo, a Nova Canabrava ajudou 16 assistidos, contribuindo para melhor qualidade de vida das crianças, com produtos de higiene, alimentos e guloseimas. A empresa também já havia doado beliches, colchões e roupas de cama.
O diretor da Nova Canabrava, Rodrigo de Oliveira, destacou a importância de oferecer melhor qualidade de vida às crianças e jovens, além da responsabilidade social que a empresa mantém em estender a mão e ajudar as comunidades e instituições filantrópicas da região. “Cultivar o amor ao próximo é uma das atitudes que podem transformar a vida de quem mais precisa. Enquanto empresa, nos preocupamos, respeitamos e cuidamos dos nossos colaboradores, da sociedade na qual estamos inseridos e do meio ambiente. É um compromisso que nos engajamos em favor do próximo sem esperar retorno ou lucro”, declarou.