Segunda fase de matrículas para rede estadual foi reaberta

Nesta 2ª fase, o candidato poderá escolher somente uma unidade escolar, seja para matrícula nova ou transferência

Estado do RJ
Por ASCOM
3 de julho de 2020 - 19h05

Alunos interessados em ingressar na rede estadual de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) já podem acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e realizar o cadastro, clicando em ‘Faça sua inscrição’. Nesta 2ª fase, o candidato poderá escolher somente uma unidade escolar, seja para matrícula nova ou transferência. No total, estão disponíveis mais de 95 mil vagas para o Ensino Regular (Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental), sendo cerca de 12 mil somente para a capital. As datas para a Educação de Jovens e Adultos (Eja e Neja) serão divulgadas posteriormente.

Por causa da ausência de atividades administrativas presenciais decorrente da pandemia do Covid-19, os procedimentos de confirmação de matrícula e de transferência nas unidades escolares da rede Seeduc ocorrerão, excepcionalmente, de forma remota. Com o retorno do atendimento presencial, o aluno deverá apresentar a documentação original complementar na unidade escolar.

Ao concluir a inscrição, o candidato receberá um link de formulário para preenchimento dos seguintes dados: Município da escola; Nome da escola; Nome do candidato/aluno; Nome da mãe; e data de nascimento; assim como para o envio dos documentos necessários (I – Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento que a substitua; II – Histórico Escolar ou Declaração válida, da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; III – Carteira de Identidade do responsável legal, no caso de menor de 18 anos; e IV – Comprovante de residência ou declaração de próprio punho, com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula.

A documentação será conferida e analisada pela secretaria da escola, que confirmará a matrícula, caso não existam inconsistências. Tanto a confirmação da matrícula quanto a necessidade de reenvio dos documentos serão informados ao candidato por e-mail.

Vagas disponíveis para colégio vocacionado ao Ensino Cívico-Militar

Para alunos da capital interessados em estudar em uma unidade escolar Vocacionada ao Ensino Cívico-Militar, o cadastro também poderá ser realizado nessa 2ª fase da Matrícula Fácil.

São 60 vagas, em duas turmas, para a 1ª série do Ensino Médio, em período integral, no Colégio Estadual Mato Grosso, localizado no bairro Irajá, na Zona Norte do Rio.