×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos recebe respiradores e monitores para reforçar leitos exclusivos

Ao todo são 20 aparelhos. Cessão foi feita pela Prefeitura do Rio de Janeiro e vale enquanto durar a pandemia

Campos
Por ASCOM
2 de julho de 2020 - 11h24

Após articulação do Prefeito Rafael Diniz, Campos recebeu nesta quarta-feira (01) mais 10 respiradores e 10 monitores que serão utilizados no enfrentamento à Covid-19. O secretário de Governo, Alexandre Bastos, esteve na Capital, onde recebeu da Prefeitura do Rio a cessão dos equipamentos. A entrega foi feita pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e a cessão vale enquanto durar a pandemia. As tratativas para a doação contaram com o apoio do secretário de Governo, junto à Deputada Federal Rosângela Gomes e o Vereador Pastor Wanderly.

Em isolamento devido à Covid-19, o prefeito Rafael Diniz destaca que a cessão dos equipamentos chega em boa hora.

“Lamentamos a notícia de que o Hospital de Campanha, prometido pelo Governo do Estado, não será aberto em nossa cidade. Nossa gestão tem que continuar ofertando sozinha os leitos clínicos e de UTI para o tratamento da covid em nossa cidade. Hoje, demos mais um importante passo para garantir atendimento de qualidade, com a cessão gratuita dos equipamentos através da parceria”,  destacou Rafael Diniz.

Com a chegada dos respiradores Campos passa a ter um reforço na estrutura implantada para o tratamento da covid-19. O secretário de Governo, Alexandre Bastos, recebeu pessoalmente os equipamentos e enalteceu união de forçar neste momento.

“Desde o início da pandemia, o prefeito Rafael Diniz vem destacando a importância de somar forças e firmar parcerias. Sendo assim, dialogamos com a deputada federal Rosângela Gomes, o vereador Vanderly, e fizemos essa articulação com o prefeito Marcelo Crivella. Campos hoje ganha mais 10 respiradores, sem custo, para reforçar nossa oferta de leitos de UTI para pacientes com Covid. Um reforço de suma importância para salvar vidas”, destacou Bastos.

Os respiradores são equipamentos imprescindíveis a manutenção da vida de pacientes graves acometidos pela doença. De acordo com a secretária de Saúde, Cintia Ferrini, as parcerias têm sido um diferencial no enfrentamento à Covid-19.

“Diante da dificuldade financeira foi necessária a união de esforços para atendermos a população. Principalmente por não termos o apoio do Hospital de Campanha. As parcerias feitas pelo Prefeito Rafael Diniz nos deram o suporte necessário para a abertura de leitos dedicados ao tratamento da Covid e sair de nenhum leito para cerca de 200 leitos em tempo recorde é um feito que nos orgulha e da força para a batalha que encaramos durante pandemia”, pontuou Cintia Ferrini.

Outros 19 respiradores foram recuperados pelo Porto do Açu – Em uso desde o mês de abril, outros 19 respiradores mecânicos foram recuperados por iniciativa de empresas do Porto do Açu. A manutenção corretiva foi mais uma alternativa encontrada pelo prefeito Rafael Diniz para o enfrentamento ao coronavírus na região.

Para garantir o conserto, o Porto do Açu se comprometeu a dar apoio financeiro para que os equipamentos pudessem ser utilizados pelo sistema público de saúde.

A Prefeitura foi pioneira na instalação do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, que já realizou mais de sete mil atendimentos até a última terça-feira (30), desde sua inauguração, dia 30 de março. Num período de 60 dias o município estruturou 29 leitos de UTI, 05 leitos de sala vermelha/pacientes graves e 60 leitos clínicos dedicados ao tratamento da Covid-19.

Fonte: Supcom Prefeitura de Campos*