×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Comércio de Campos reabre nesta quarta-feira

Município passa ao terceiro nível do projeto de retomada de atividades econômicas e sociais, a chamada fase amarela

Campos
Por Redação
1 de julho de 2020 - 8h38

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

O comércio de rua de Campos reabre nesta quarta-feira (1º), após mais de 100 dias fechado em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Está liberado, ainda, o funcionamento de salões de beleza e estética, barbeiros, cabeleireiros e manicures, igrejas e templos religiosos e lojas de automóveis e concessionárias.

A mudança é parte do progresso do Município no plano de retomada de atividades econômicas e sociais, chamado “Campos Daqui Para Frente”. Com a publicação de Decreto no último dia 27, Campos avançou da Fase Laranja para a Amarela, que representa o terceiro de cinco estágios de gravidade decrescente, que utorizam atividades de acordo com a importância e potencial de contágio.

A mudança para a Fase Amarela acontece pela primeira vez desde o início da pandemia. “O número de casos de pessoas recuperadas em Campos foi maior que o número de casos ativos, com 602 recuperados e 544 ativos, registados na última sexta-feira (26)”, justificou a Prefeitura.

Assim como nos demais níveis, ficam especificadas várias normas gerais de combate ao coronavírus, que são indispensáveis ao conhecimento público e que são de observação obrigatória em todas as fases do plano de retomada das atividades econômicas e sociais.

As principais normas, além daquelas de higienização dos estabelecimentos, são o uso obrigatório de máscaras aos funcionários e clientes, a necessidade desses estabelecimentos possuírem dispenser de álcool em gel ou frasco de álcool, sempre a 70%, na entrada e saída dos locais.

Outra medida importante, os estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviços, com 10 ou mais trabalhadores ficam obrigados ainda, a realizar o controle de temperatura, com termômetro digital infravermelho, dos trabalhadores e clientes ao ingressarem nas dependências físicas, sendo proibido o ingresso em caso de estado febril, ou seja, temperatura superior a 37,5°. Está definido ainda, o atendimento a um cliente por vez a cada 15m2 e funcionário a cada 15m2.

As igrejas e templos religiosos devem reabrir com 30% da capacidade e distância mínima de 2m entre as pessoas.

Há a obrigatoriedade nos estabelecimentos, de fixar informativos e comunicados instruindo colaboradores e clientes sobre as normas de proteção individual e coletiva que existem no local, bem como informações gerais sobre o combate ao coronavírus, conforme material disponível no portal da Prefeitura, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

“Todas essas medidas serão fiscalizadas com rigor pele Força-tarefa de Combate ao Coronavírus, composto pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, superintendência de Postura, Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária. As regras gerais são de extrema importância, pois são inerentes à todas as fases do plano de retomada que deve ser seguido pela população com responsabilidade”, concluiu o subsecretário de Governo e membro do Gabinete de Crise para Enfrentamento ao Novo Coronavírus, Fábio Bastos.

A fase amarela ainda é considerada grave e segue as recomendações das autoridades da área da Saúde, com autorização de funcionamento de novas atividades já liberadas no nível 4, acrescidas de outros serviços. Todos os detalhes sobre essa nova fase e o decreto com as medidas a serem adotadas podem ser vistos no portal da Prefeitura.

Geral

Fábio Abud

Há 28 minutos
Geral

Hermínia Sepulveda

Há 28 minutos
Geral

Gente Bacana

Há 28 minutos
Geral

Nasceu na Lilia

Há 28 minutos
Geral

Pele de noiva

Há 28 minutos