×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos em terceiro lugar no Estado em ranking do MPRJ sobre transparência

A classificação do estudo do MP, com base em dados de 2019 do IBGE, pode ser consultada no site do órgão

Geral
Por Redação
30 de junho de 2020 - 18h03

Campos dos Goytacazes está em terceiro lugar no ranking sobre transparência, elaborado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em um estudo que avaliou os 92 municípios do Estado. Campos ficou à frente da capital estadual e em primeiro, se considerar apenas os municípios do interior fluminense. O estudo foi publicado neste mês de junho.

O trabalho pela transparência tem sido constante na atual gestão. Em agosto de 2018, o município ficou entre os cinco melhores do Estado em transparência, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) pelo iTAI. Na ocasião, a nota de Campos teve um salto que representou aumento de mais de 280% em relação à avaliação anterior. Ainda naquele ano, Campos se destacou no ranking nacional de Estados e Municípios do Escala Brasil Transparente, registrando a terceira melhor nota do país pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), programa do governo federal, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU).

 

(Foto: Supcom/Arquivo)

A classificação do estudo do MP, com base em dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser consultada no site do órgão. O levantamento considera questões relativas à Estrutura e Desenvolvimento, Auditoria, Transparência, Integridade, Atendimento ao Cidadão e Controladoria. Os questionários foram respondidos de forma online.

 

– É uma satisfação ver o reconhecimento de que Campos segue entre os melhores municípios em transparência no Estado a partir de 2017. Esse é o nosso compromisso: garantir aos cidadãos o direito de saber sobre todas as informações e ações da gestão pública. Este é mais um resultado que comprova uma nova postura na administração pública do município, que, por muitos anos, aparecia entre as últimas colocações — destaca o prefeito Rafael Diniz.

 

O novo Portal de Transparência, inaugurado nesta administração, tem sido o grande canal de acesso da população à gestão municipal. Outros estudos também apontaram Campos entre os primeiros colocados no quesito, mostrando uma verdadeira revolução na forma de administrar o município. Em 2018, Campos também figurou entre os cinco melhores municípios do estado do Rio de Janeiro em transparência, segundo o TCE-RJ, em relatório de auditoria governamental que revela o diagnóstico dos portais da transparência de 91 municípios fluminenses. No âmbito de todo o interior do estado, Campos alcançou a 2ª colocação.

 

 

— Temos que destacar, também, a adesão ao Programa Brasil Transparente e a regulamentação da Lei de Acesso a Informação no Município. Depois de muito trabalho, começamos a colher frutos, sendo o primeiro o resultado do Tribunal de Contas do Estado, quando o município saiu dos últimos lugares para estar entre os cinco mais transparentes do Estado. Desde então, o município vem em curva ascendente, com reconhecimento da transparência por diversos órgãos. Agora, o município foi reconhecido no ranking no Ministério Público do Estado, na 3ª posição dos municípios mais transparentes do estado, inclusive a frente da capital,  e o mais transparente do interior do estado — diz o  subsecretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Cinézio Sales.