×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Terceira Via completa 8 anos

Fundado em 2012 como site de notícias, o jornal on-line se expandiu e hoje está em todas plataformas

Campos
Por Redação
28 de junho de 2020 - 0h01

Há exatos oito anos nascia em Campos o Jornal Online Terceira Via, sonhado e projetado pelo médico e empresário Herbert Sidney Neves. Foi o pontapé inicial para que o empreendimento se transformasse, anos depois, em um sistema de comunicação com direito a canal de TV a cabo e jornal impresso. Apesar de inovador, o sistema sempre funcionou em um prédio histórico – hoje com 124 anos – unindo tecnologia e tradição.

O sistema foi lançado na noite de 27 de junho de 2012, em uma festa na sede do jornal, na rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo, no centro histórico de Campos. O site foi ao ar à 0h01 do dia 28 de junho, durante o evento. A primeira reportagem publicada no espaço foi a cobertura da cerimônia de inauguração, que contou com a presença de autoridades sociais e políticas de Campos e região, além de jornalistas.

O crescimento do sistema foi acontecendo de forma gradativa. No ano seguinte à inauguração, foi lançada a Terceira Via TV e, em 2016, a edição impressa. O diretor geral do sistema, Fábio Paes, coleciona conquistas, comemora os resultados e almeja continuar expandindo o sistema. “Nesse tempo, aumentamos nossas plataformas e mais, com uma incrível receptividade da sociedade, que passou a entender e a abraçar a proposta do jornal por ter se identificado com ele. Somos o jornal mais moderno da cidade, carregado de credibilidade e isso dá para ver pela penetração nosso produto tem em todas as esferas e classes da sociedade. O jornal se tornou um porta-voz das pessoas. Isso é muito gratificante e consolida nossa marca”, comemora Paes.

Pelo planeta

Ao longo do tempo, o sistema de comunicação Terceira Via também expandiu geograficamente. A versão on-line do sistema é globalizada, acessada em várias partes do planeta. Só no último ano, a equipe de jornalismo elaborou reportagens com entrevistados em Nova York que, Chicago, Orlando, Califórnia, Irlanda, Portugal, Espanha, Bélgica, entre outros lugares. As pautas eram diversas, como os relatos e experiências de campistas que foram morar fora do Brasil para estudar ou trabalhar.

Outro assunto abordado nas reportagens no exterior foi o enfrentamento de campistas à pandemia do novo coronavírus, principalmente pela Europa, uma das regiões mais afetadas pela Covid-19.

Inauguração | Noite festiva em 27 de junho de 2012

O diretor de jornalismo do sistema, Aloysio Balbi, entrevistou, para sua coluna, em maio de 2020, a enfermeira campista Mayra Griffin que há 10 anos, mora dos Estados Unidos, mais precisamente na cidade do Houston. Filha do médico campista Sérgio Peixoto, casada com Éric Griffin e mãe de Éric e Matheos, Mayra contou sua rotina de trabalho na linha de frente contra o coronavírus, mesmo longe de onde nasceu.

O time de colunistas sociais também internacionalizou o sistema de comunicação, trazendo coberturas de viagens para as páginas do segundo caderno do jornal impresso, o caderno cultural, Clube Terceira Via. A colunista e blogueira Cris Sales fez uma série fotográfica e informativa, mostrando detalhes sobre sua viagem aos parques da Disney junto com o filho Murilo.

As irmãs blogueiras e colunistas Ingrid e Amanda Coutinho também relataram viagens internacionais nas páginas do jornal impresso, como uma trip ao caribe, mais precisamente a Cancun, no México. Viagens missionárias e humanitárias de campistas ao Continente Africano também foram relatadas no segundo caderno.

Redação do Jornal On – Line

Terceira Via TV

Além do jornal impresso que circula por toda a região, a programação de TV passou a ser transmitida, a partir de 2019 para 50 cidades em três estados da Região Sudeste: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Só no ano de 2020, a emissora inaugurou vários programas de entretenimento e jornalismo. O destaque é para o Especial Terceira Via, um semanal com uma hora de duração que aborda com mais profundidade temas do dia a dia já tratados na edição impressa ou inéditos. Para isso, os apresentadores Ocinei Trindade e Girlane Rodrigues recebem, a cada edição, entrevistados e também outros jornalistas e colunistas do sistema que contribuem para enriquecer o debate sobre cada tema.

Outra novidade na TV foi a migração do diário Jornal Terceira Via para a transmissão ‘Ao vivo’. A jornalista Letícia Nunes interage com o seus telespectadores e internautas pelas redes sociais. “Com o início da transmissão ao vivo na tv e em todas as redes sociais da emissora, a interação com o telespectador acontece em tempo real. O mais bacana é ter essa troca e poder acrescentar informações e receber com entusiasmo cada mensagem. Nosso jornalismo entra em um novo patamar”, conta.

Viviane Beyruth |desde o início

Sonho antigo

A gerente do sistema Terceira Via, Viviane Beyruth, foi a primeira colabora a ser contratada, antes mesmo da inauguração do sistema, visto que ela participou da equipe de entrevista para seleção de funcionários. Ela relembra com alegria, como tudo aconteceu.

“Quando comecei, há 8 anos, o Terceira Via já existia como projeto e a obra, nesse prédio centenário maravilhoso, estava em fase final. Mas para o sonho de Dr. Herbert Sidney Neves, virar realidade, faltava uma importante peça, a sua equipe. Foi quando começamos as entrevistas para selecionar nossos jornalistas, vendedores, designers, pessoal da limpeza, segurança, chefes de reportagens e todos que, ao longo desses anos, deixaram um pouco do seu trabalho e coração dentro dessas quatro paredes”, registrou Viviane.

Para a gerente, foram muitas as mudanças implantadas no sistema, que geraram desafios em sua vida profissional, mas os valores e missão da empresa permanecem, segundo ela.

“Nesses últimos oito anos foram muitas conquistas. O Sistema Terceira Via de Comunicação cresceu, ganhou a TV, a rádio e por último o jornal impresso. Cada um desses veículos me trouxe novos desafios e um comprometimento ainda maior com o resultado do meu trabalho. Deixamos de ser apenas um jornal online, para nos tornarmos um grupo de comunicação, engajado em levar informação de credibilidade e imparcial à nossa comunidade. Acho que o que nos fez andar nessa contramão, primeiro, foi o espírito empreendedor do nosso diretor- -presidente, e depois o esforço de uma equipe brilhante que tem feito do Sistema Terceira Via de Comunicação, uma referência de qualidade no jornalismo regional”.

Ela finaliza: “Tudo mudou de oito anos para cá e vai continuar mudando, afinal, tudo se altera a todo instante. Mas a dedicação e o amor de cada funcionário do nosso time para ver esse sonho se tornar cada vez maior, é imutável. Minha rotina é sempre de muito trabalho, responsabilidade e muito muito amor pelo que faço, dou o melhor de mim para que tudo ande na direção certa, sou muito detalhista e me cobro muito no trabalho, acho que por isso dá tudo certo e estou a 8 anos com muita honra no Sistema”, falou.

Rafael Diniz, prefeito de Campos

O Sistema Terceira Via, apesar de jovem, já se firmou como um dos principais grupos de comunicação da cidade, levando informação de qualidade à população de Campos, através de seu site, jornal impresso ou televisão. Uma imprensa livre e comprometida com uma rigorosa apuração dos fatos é imprescindível para a democracia e o desenvolvimento de um País, um estado ou um município e isto o Terceira Via faz com maestria. Parabenizo Dr. Herbert Sidney Neves, que idealizou o Sistema Terceira Via, sua diretoria e funcionários pelos oito anos de sucesso e desejo vida longa.

Fred Machado, presidente da Câmara de Vereadores

O fazer jornalístico é um dos pilares da democracia, que exige uma imprensa livre e atuante. Em tempos de fake news, celebrar os 8 anos do Sistema de Comunicação Terceira Via é enaltecer a produção jornalística, a informação, a cultura e o entretenimento, ao lado da pluralidade de opiniões, que está ao alcance de toda a região. À toda equipe que faz parte dessa produção, meus parabéns por somarem à comunicação no nosso município, fortalecendo a liberdade de expressão com ética e seriedade.

Fábio Paes, diretor geral do Sistema Terceira Via

Dr. Herbert tinha o sonho de lançar o jornal impresso há muito tempo e com a minha vinda as duas ideias foram unificadas. Lançar um impresso, em si, não foi inovador, mas a forma como ele chegou foi, pela forma e modelo que eu trouxe da Europa. Lá, e agora aqui, o jornal passou a ser distribuído e não somente vendido em bancas. Hoje em dia, com a sociedade totalmente virtualizada que nós temos, não justifica uma pessoa ir a banca comprar um jornal para ler uma notícia de ontem. Nosso maior desafio é continuar olhando para frente e lançando sempre novidades, sendo essa empresa de vanguarda, estando um passo a frente dos concorrentes e do que o próprio leitor espera. Por onde eu vou, ouço que o jornal é o mais bonito, simpático, aberto e plural. É onde também tem os melhores colunistas e jornalistas, equipe mais jovem e atualizada. Quando a gente coloca todos esses ingredientes, uma receita não tem como sair ruim.

Aloysio Balbi, diretor de jornalismo do Terceira Via

São oito anos de um sistema que tem a marca de um empresário que eu bem conheço, o Dr. Herbert Sidney Neves, que desconhece no seu histórico empresarial o insucesso. A esse projeto se incorporou nos últimos cinco anos o empresário Fábio Paes, que não se intitula jornalista, mas que tem uma rara visão do jornalismo, em todas suas vertentes, ou seja, no jornal impresso, na home e na televisão. Como diretor de jornalismo, convite feito por ambos, e aqui cheguei junto com Fábio, presenciei e penso ter colaborado com essa evolução. Conseguimos montar uma equipe de primeira grandeza, e preparamos uma redação onde todos estão aptos a fazer tudo, em todas as nossas plataformas, o que é a receita do jornalismo moderno. Isso foi possível graças a liberdade editorial que nos foi confiada”.

– Crescemos, e hoje incontestavelmente ocupamos a liderança do mercado. Isso pode ser aferido pela nossa circulação do jornal impresso – 10 mil exemplares -, os acessos sempre crescentes na home e o mesmo podemos dizer sobre a televisão, que alcança toda região e que em breve estará chegando a cidade do Rio de Janeiro. Caminhando para a sua primeira década, arrisco dizer que poucas empresas de comunicação têm crescido tanto no interior do país como esta. Posso adiantar que existe uma agenda de outros investimentos em curso, e que mesmo diante desta pandemia e seus reflexos econômicos não foi revista.

Érica El Kik, publicitária, autora do projeto gráfico do Jornal Terceira Via

Foi um grande prazer fazer parte da equipe (composta pelos meus sócios Renata Castelar e Marco Kassuga – esse, nosso diretor de criação) que transferiu para o desenho as ideias da direção para o Jornal Terceira Via. Primeiro por ser um sonho antigo do Grupo, ter um impresso, e também porque era um formato totalmente novo para a cidade e região – layout mais dinâmico, páginas coloridas e muita liberdade nas formas. De lá para cá, algumas coisas mudaram no projeto e acho que a principal delas foi a praticidade. O jornal precisa se comunicar de forma leve com seu leitor e precisa, claro, ser útil. As novas colunas (mais integradas), os cadernos especiais, todos sugerindo prazer de leitura, visual agradável e informação objetiva e de qualidade. E novidades estão no forno… Refreshes, como chamamos, são essenciais para manter o jornal sempre vivo, com suas características originais mas trazendo o frescor e a contemporaneidade do momento.