×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Leitos de UTI estão quase esgotados e Hospital de Campanha tem inauguração adiada mais uma vez

Por enquanto, não há previsão de nova data; esta é a 5ª vez que a inauguração é adiada

Campos
Por Redação
12 de junho de 2020 - 14h57

Hospital de Campanha (Foto: JTV)

Pela quinta vez o Hospital de Campanha do Governo do Estado para receber pacientes com coronavírus tem a inauguração adiada em Campos. Caso a última previsão fosse cumprida, a unidade seria inaugurada nesta sexta-feira (12). A estrutura, que está montada na Avenida 28 de Março, no espaço da antiga Vasa, desde o mês de abril, ainda não recebeu pacientes e não há uma nova data prevista. Enquanto isso, os números de vítimas do novo coronavírus aumentam cada vez mais e a rede pública de saúde já sofre o impacto. Segundo as últimas informações divulgadas pela Prefeitura de Campos, são 1.137 casos confirmados e 93% dos leitos de UTI estão ocupados.

A montagem do Hospital de Campanha começou em 11 de abril, foi concluída em poucos dias e a previsão inicial era de entrega no dia 30 de abril. A data foi adiada para 23 de maio, depois para 25 de maio e por último 12 de junho, que seria nesta sexta.

Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (Foto: Carlos Grevi)

Enquanto isso, município tem leitos de UTI quase esgotados
No mês de março, a Prefeitura de Campos instalou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença. Segundo a prefeitura, atualmente, com a ampliação de leitos para outras unidades, o município disponibiliza 154 leitos dedicados ao tratamento da Covid-19, que estão em funcionamento também na Unidade Pré-Hospitalar São José, Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus e Santa Casa de Misericórdia.

No entanto, nesta sexta-feira (12), o membro do Gabinete de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus, Felipe Quintanilha, alegou que os leitos de UTI preparados para a Covid-19 estão quase se esgotando e que seria necessário que o Hospital de Campanha do Governo do Estado fosse inaugurado com urgência.

“A situação em campos ainda é bastante complicada e o número de casos e de óbitos ainda está em uma crescente. Isso implica em um número de leitos próximo da sua ocupação máxima. Hoje, aproximadamente 93% dos leitos de UTI estão ocupados, mas isso varia. Os leitos de UTI são para pacientes gravíssimos e que na maioria das vezes precisam de respiração mecânica”, comentou Quintanilha.

O secretário ainda lamenta a falta de apoio do governo estadual. “A gente fica muito triste com a notícia de mais uma falta de previsão do estado porque a gente precisa do aumento de leitos de UTI. Nós não recebemos nem uma máscara do Governo do Estado. A gente precisa que o governo amplie os leitos aqui em Campos. Tudo o que o município está podendo fazer, estamos fazendo, mas ainda é muito crítica a situação”, lamentou.

Sem previsão para Hospital de Campanha do Estado
Questionada sobre a situação, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, por meio de nota, que “os engenheiros da Infraestrutura e Obras (SEINFRA) já realizaram vistorias em todos os hospitais e, com base nos dados técnicos coletados, será feito um cronograma real com as datas de conclusão das obras. A SES informa ainda que na próxima semana técnicos da secretaria estarão nos hospitais de campanha de São Gonçalo e Nova Iguaçu para nova avaliação e definição de datas para a entrega das unidades. Além disso, após entregar os hospitais de campanha de São Gonçalo e Nova Iguaçu, concentrará esforços nas demais unidades, o que ocorrerá numa segunda etapa, conforme planejamento”, informou a nota.

Veja vídeo: