×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: dezenas de manifestantes fazem novo ato antirracismo com apoio de 38 entidades

Na última sexta, PM reprimiu movimento com gás lacrimogêneo; manifestantes mantiveram distância durante os dois atos

Campos
Por Redação
10 de junho de 2020 - 16h32

Dezenas de manifestantes se reuniram na Praça São Salvador, na tarde desta quarta-feira (10), no segundo ato antirracista promovido nos últimos dias em Campos. As cerca de 70 pessoas estavam espalhadas pela praça, com máscaras de prevenção ao coronavírus e mantendo a distância recomendada. Todos gritavam palavras de ordens como “vidas negras importam” e seguravam cartazes. Um carro de som foi usado no ato, que também teve a presença da Polícia Militar, mas, desta vez, sem repressão.

O ato faz parte de uma série de manifestações contra o racismo que estão ocorrendo em vários países  e que surgiram após a morte do americano George Floyd, assassinado por sufocamento pela polícia dos Estados Unidos. Em Campos, a manifestação desta quarta teve apoio de 38 entidades do movimento negro e de outros grupos que apoiam a causa.

“Esse ato é muito importante para chamar atenção para o racismo. Campos tem um papel na pauta racial em toda a história do Brasil e tem um dos movimentos negros mais antigos e mais ativos do Brasil. Isso daqui é a representação de anos e anos de luta e toma outra proporção desde o assassinato do George Floyd, nos Estados Unidos”, afirmou Rogério Siqueira, jornalista e embaixador do Conselho Pan-Africano no Brasil, que estava no ato.

Emocionado, o presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Totinho Capoeira, falou sobre a importância do movimento.

“A gente mostra para as pessoas a indignação pela truculência do braço do poder público e quando a gente vê quase 40 entidades se juntando em praça pública em plena quarta-feira de tarde, a gente vê que o povo preto está mobilizado contra o racismo. Isso é de extrema importância e eu fico muito emocionado”, comentou.

Ao final do ato, o grupo fez uma caminhada até o monumento do Pelourinho, que fica no calçadão do Centro. Foi neste monumento que, na última sexta, um grupo de cerca de 15 pessoas se reuniu, durante o primeiro ato antirracismo do município, e recebeu gás lacrimogêneo da Polícia Militar.

 

Veja vídeos: