×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Junho Vermelho incentiva solidariedade

Com a pandemia, campanha que visa equilibrar o estoque de sangue teve que se reinventar

Saúde
Por Redação
8 de junho de 2020 - 0h01

Solidariedade | Moradores de condomínios de Campos abraçaram a causa e se uniram para doar sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado em 14 de junho, é uma das razões do surgimento da campanha Junho Vermelho, de incentivo e valorização a este ato que salva pelo menos três vidas. Com a pandemia, os bancos de sangue e hemocentros no país tiveram uma redução significativa no número de doadores novos e até mesmo daqueles que mantinham uma regularidade nas doações. A maioria se ausentou por medo do contágio, para evitar aglomerações e o ambiente hospitalar. Logo, com o aumento do número de casos de Covid-19, mais pessoas também adquiriram restrições para doação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que 3% a 5% da população doe sangue, no entanto, por muitas vezes, este índice ficou abaixo de 2%.

Hematologista | Yonnara Cherene diz que estoques estão baixos

A hematologista, Dra. Yonnara Escáfura Cherene, explica que não só neste momento de pandemia, mas de uma forma geral, é extremamente importante manter níveis adequados de hemocomponentes nos bancos de sangue. “As doenças continuam presentes. Pacientes seguem tratamento oncológico e necessitam da realização de cirurgias. Causas externas, como traumas, e acidentes também continuam acontecendo. Este momento atual, com uma nova doença, somente aumentou o número de pessoas que precisam de doações para salvar as suas vidas. Especificamente, pacientes diagnosticados com o vírus, são pacientes potencialmente graves. Estudos mostram que a infecção pelo coronavírus pode trazer desde um quadro brando com pouca sintomatologia, até casos extremamente delicados, com pacientes necessitando assistência em leitos de terapia intensiva. Para estes pacientes, as alterações hematológicas ocorrem com maior frequência. Sendo assim, ter um estoque adequado de sangue garante a segurança desses pacientes, caso haja necessidade de hemotransfusão para controle e tratamento clínico”, comenta.

Mesmo com o medo causado pela presença do novo coronavírus, que trouxe um cenário mundial atípico para a população, a especialista ressalta que além dos benefícios relacionados a saúde em si, a doação de sangue é um ato solidário, de amor ao próximo.

“Toda a mudança sofrida em nossas vidas neste contexto de pandemia, nos faz repensar sobre os nossos valores como pessoas, sobre o que é realmente importante, e principalmente, como é válido sermos solidários com os que mais precisam. Como profissional da saúde, vejo que cada vez mais, os pacientes precisam da nossa colaboração e solidariedade. Vale destacar que os locais de doação estão adaptados para receber os doadores com segurança, atendendo com agendamento prévio, garantindo condições adequadas de higiene e proteção individual”, garante.

Hemocentro teve que se reinventar

Em Campos, para tentar obter índice de doações equilibrado, a unidade regional, que funciona no Hospital Ferreira Machado, após apelo da população, decidiu ir até os condomínios residências da cidade para fazer a captação de sangue. Até o momento, mais de trezentas bolsas de sangue já foram coletadas. Só na primeira semana deste mês, dois residenciais da cidade receberam a unidade móvel. A assistente social do Hemocentro Regional, Maria Gonçalves, destaca que nesse novo modelo, as captações acontecem das 8h às 14h, com reforço dos cuidados durante todo o processo, para evitar os riscos de contaminação do novo coronavírus.

“Começamos há dois meses esse trabalho nos condomínios e ele vem ganhando uma ótima adesão. Para este mês, estão listados oito condomínios, além de captações programadas em igrejas. Mesmo não podendo realizar comemora ções no mês de junho como nos anos anteriores, estamos procurando dar à campanha a visibilidade que ela merece”, conta. Para ser um doador, o Ministério da Saúde orienta levar documento de identificação com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, estar descansado e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12h antes da doação; pesar no mínimo 50 kg. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis.

“Sou doador de sangue há muito tempo e quando vi a iniciativa da unidade móvel nos condomínios da cidade abracei a causa. É uma ótima oportunidade de ajudar o próximo, pois o ônibus do hemocentro está onde você mora e não tem o contato com o ambiente hospitalar. Dá mais esperança as pessoas que estão internadas”, frisou o professor Henrique da Hora.

 

Calendário de doações de sangue de junho

Dia 9 – Igreja Universal do Reino de Deus – Centro

Dia 11 – Condomínio Vert – Rua Baronesa da Lagoa Dourada (em frente ao Orquestrando a Vida)

Dia 16 – Condomínio Goytacazes – Bairro Jóquei Clube

Dia 18 – Condomínio Fit Vivai – Parque São Caetano

Dia 23 – Condomínio Athenas – Parque Rodoviário (próximo ao Boulevard Shopping)

Dia 25 – Residencial Primavera – Goitacazes (próximo à entrada para Poço Gordo)

Dia 30 – Condomínio Constelações – Bairro Jóquei Clube