×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coronavírus: pesquisa do Ministério da Saúde começa nesta quinta-feira

Até sábado, equipes vão colher dados e fazer testes em domicílio

Campos
Por ASCOM
4 de junho de 2020 - 8h34

(Foto: Divulgação)

Campos participa, a partir desta quinta-feira (4), da segunda fase do mapeamento do Ibope Inteligência para estimar o real número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. Até sábado, equipes vão colher dados em domicílio. O estudo é coordenado pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Durante a visita, será aplicado, a um morador de cada residência, um questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias. Além disso, será feito um teste sanguíneo rápido por punção digital.

De acordo coma secretária de Saúde Cintia Ferrini, “caso algum morador apresente resultado positivo para o coronavírus, todos os moradores da residência serão testados e a Secretaria Municipal de Saúde será informada para os cuidados e protocolos necessários”.

As medidas de segurança biológica também estão sendo adotadas, garantindo a proteção dos entrevistados e integrantes das equipes de campo que atuam na coleta dos dados e do material.

A Vigilância em Saúde destaca que o objetivo é medir o nível de imunização da população ao coronavírus. Os testes estão sendo coletados em 133 cidades brasileiras. A expectativa é testar cerca de 33 mil pessoas em cada etapa, sendo 250 pessoas em cada município selecionado. Ao todo, cerca de 100 mil pessoas devem ser testadas em todo o país.

“A pesquisa foi contratada pelo Ministério da Saúde para termos informações mais detalhadas sobre a situação de casos, ampliando cada vez mais o conhecimento sobre a doença. Por isso, a importância desta pesquisa”, destacou Andreya Moreira, diretora de Vigilância em Saúde.

Em todo o país, o Governo Federal disponibilizou 150 mil testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus, a partir de amostras de sangue. Com os resultados do estudo, será possível criar estratégias mais precisas para o combate da pandemia, além de ações e programas de prevenção.

Em caso de dúvidas basta ligar para 0800 800 5000 ou enviar um e-mail para pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes