×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coronavírus continua crescendo em Campos e se espalha para o interior

Além disso, número de casos que evoluem para a forma grave da doença aumentou nas pessoas com 30 anos ou mais

Campos
Por Redação
2 de junho de 2020 - 19h07

(Foto: Lindsey Wasson/Reuters)

Segundo o 7º Informe Epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Campos nesta terça-feira 2), até 29 de maio de 2020 foram notificados 2.400 casos suspeitos e confirmados da Covid-19. Dentre eles, 2.061 foram casos de Síndrome Gripal (SG) e 315 casos (dados acumulados independentemente das altas hospitalares) de Síndrome Respiratória Aguda Grave hospitalizados (SRAG-H) em Campos. Entre o total de casos notificados, 696 foram confirmados. Ainda segundo o informe, o coeficiente de incidência da COVID-19 mantém a tendência de aumento expressivo. O informa completo pode ser visto aqui.

Entre os 2.400 casos notificados 55,0% são homens; com predomínio na faixa etária de 30 e 39 anos e em seguida pela de 40 e 49 anos de idade, independentemente do sexo. Ao considerar apenas os casos confirmados da Covid-19 distribuídos de acordo com a faixa etária, observa-se maior frequência naqueles entre 30 e 49 anos de idade.

Ao comparar os dados da semana anterior com os dessa semana, observa-se maior incremento no número de casos que evoluem para a forma grave da doença nas pessoas com 30 anos ou mais. Chama a atenção o fato da faixa etária entre 30 e 39 anos também apresentar o maior registro absoluto de casos notificados da doença.

Taxa de isolamento social observada nos últimos 30 dias em Campos
Ao considerar os dados do sistema de transporte coletivo convencional, observa-se que com a implementação das primeiras medidas de isolamento social desde março de 2020, houve redução de 67,9% na quantidade diária de passageiros. Durante o período de bloqueio total (lockdown), essa redução aumentou para 71,8%. Após esse período, a redução na quantidade diária de passageiros reduziu para 63,0%.

Em relação a mensuração do isolamento social por meio dos dados do tráfego de veículos, observa-se que a partir da implementação inicial das medidas de isolamento social, houve redução de apenas 28,6%. Essa redução torna-se expressiva durante o período de bloqueio total (62,7%), e reduz para 53,1% após essa medida.

Bairros
Ao considerar a distribuição espacial dos casos notificados (SG e SRAG-H), observa-se a manutenção da tendência de aumento da ocorrência de registros e de espalhamento dos casos na cidade, além de manutenção da tendência de interiorização. O centro continua sendo o bairro com maior número de casos (110) e o bairro Jóquei vem em segundo lugar com 51 casos.

Conclusão
A curva epidêmica da COVID-19 mantém tendência de crescimento na cidade sem sinais de estabilização. Além disso, observa-se progressão da tendência de interiorização da epidemia no município. Quanto à taxa de isolamento social, verifica-se que a implementação do bloqueio total (lockdown) apresentou efeito importante na redução da taxa de deslocamento de acordo com o tráfego de veículos, inclusive na semana após esse período; mas o mesmo não foi observado em relação a quantidade de passageiros no transporte público. As medidas não farmacológicas continuem a ser fundamentais em vista de inibir a transmissão entre humanos, desacelerar o espalhamento da doença, e consequentemente diminuir e postergar o pico de ocorrência na curva epidêmica no contexto atual caracterizado pela ausência de imunidade prévia na população humana, de vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tratamento farmacológico específico.