×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Opinião: relatos de quem venceu a covid-19

Testemunhos emocionados de pessoas muito especiais, que podem inspirar outras a redobrarem as prevenções

Editorial
Por Editorial
31 de maio de 2020 - 6h00

Mais uma vez, o Terceira Via mobilizou um time de jornalistas com a missão de colher testemunhos de campistas que contraíram, trataram e se curaram da covid-19. Em comum, todos têm o sentimento de vitória sobre um vírus nunca visto pela humanidade. Percebe-se outra semelhança entre eles: depois da cura, passaram a ser mais humanos.

Não que não o fossem antes, mas, quando se encara um vírus como esse, essa pessoa tem a nítida certeza de que a imortalidade não existe. Como diria o poeta Cazuza, eles viram a cara da morte e ela estava viva. Sabendo que, pela ciência ou pela fé, estão vivendo uma segunda vida, todos tendem a dar mais valor a ela.

São testemunhos emocionados de pessoas muito especiais, e que podem inspirar outras a redobrarem as prevenções determinadas pelas autoridades médicas. Elas contam em detalhes os dias de dor e de aflição que viveram até vencerem a doença.

A covid-19 é um trem desgovernado que não está indo somente em uma direção, mas em todas as direções, na sua, por exemplo. Ouvir pessoas que conseguiram escapar deste trem é ouvir o som da vida, a vida que ninguém quer perder.

Uma reportagem que mostra o valor do ar, um direito de todos. Relatos humanos, que devem ser lidos atentamente. Testemunhos de quem conseguiu sair vitorioso na luta contra esse mal. E a prova de que o trem pode voltar aos trilhos.