×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com cidade vazia, antigos problemas se destacam pelas ruas

Buracos, falta de grades e tampas de bueiros e de galerias pluviais exigem atenção de pedestres e motoristas

Cidade
Por Redação
29 de maio de 2020 - 14h49

Bueiro de galeria pluvial aberto na Avenida Alberto Lamego (Fotos: JTV)

O carro estaciona em frente a um centro comercial na Avenida Alberto Lamego, no bairro do Horto, em Campos. O passageiro, ao desembarcar, por pouco não cai em um buraco aberto de galeria pluvial que está sem grade. Isto aconteceu com a estudante Raquel Oliveira, quando precisou levar seu cachorro a uma clínica veterinária no local. Ao longo da via, há alguns pontos sem tampas e sem grades de proteção. São alvos de vândalos e depredadores do patrimônio público.

Calçadão sem as grades na canaleta de escoamento de água da chuva

A cena se repete em outros locais da cidade. No Centro, ao lado da Catedral do Santíssimo Salvador, motocicletas estacionadas escondem um outro buraco sem grade de proteção. Sem os veículos, os pedestres precisam de maior atenção ao passarem pelo local. “Já vi gente se acidentando aqui, pois ao descerem da calçada, muitas vezes, as pessoas não prestam atenção no chão que estão pisando”, comenta Luciana Nogueira, cliente de uma padaria que fica em frente ao buraco.

No Boulevard Francisco de Paula Carneiro, o Calçadão, pedestres também correm alguns riscos de tropeços ou quedas. Grades que cobrem as canaletas que auxiliam no escoamento da água de chuva estão cheias de falhas e buracos. O aposentado José Emilson Santos mora no Centro e sempre passa na via para pagar contas em uma casa lotérica. “A gente corre risco. A prefeitura coloca grades e, depois, elas somem por causa de ladrões que levam várias coisas daqui”, comenta.

Perigo na calçada da Rua dos Andradas, no Centro de Campos dos Goytacazes

Na Rua dos Andradas, a reportagem identificou calçada  sem tampa de proteção para instalação de fios dos postes de luz. Mais perigo para os pedestres que também podem se deparar com lixo acumulado no passeio ao lado da Igreja do Rosário, na Praça Tiradentes. Até peças de computadores foram encontradas na via.

Nota da Prefeitura

O Terceira Via procurou pela Prefeitura de Campos para saber sobre a manutenção das vias da cidade. Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental informou que ‘tanto a varrição como a coleta ocorrem, diariamente, no Centro. Varrição de manhã e a coleta à noite. Uma equipe de fiscalização irá nestes pontos verificar o que pode estar ocorrendo, mas o serviço vem sendo realizado regularmente pelas equipes de limpeza. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou que a equipe de manutenção está reduzida em cumprimento ao decreto que liberou os funcionários do grupo de risco para que fiquem em casa, e que só estão sendo realizados reparos emergenciais”.

Outras imagens

Bueiro sem proteção oferece risco na Praça São Salvador

Lixo em algumas calçadas do Centro da cidade

Peças de computador jogadas fora na Praça Tiradentes, área central