×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto nacional oferece fisioterapia online gratuita para curados da Covid-19 também em Campos

Pacientes de várias partes do país recebem os atendimentos feitos por profissionais da área

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
26 de maio de 2020 - 16h41

Pacientes curados da Covid-19 precisam enfrentar outro desafio: a dificuldade para se locomover e respirar após a alta hospitalar. Pensando em ajudar essas pessoas de forma gratuita e por meio de chamadas de vídeo, um grupo de fisioterapeutas resolveu se unir e começar a oferecer os trabalhos. A iniciativa surgiu logo depois que o atendimento online por estes profissionais passou a ser autorizado. Já são 250 profissionais de diversas partes do país atuantes no projeto e em Campos a fisioterapeuta Bibiana Castro faz parte do trabalho.

“O paciente sai do hospital muito debilitado, com fraqueza muscular e muitas vezes com sequelas da entubação na parte respiratória. Tem paciente que não consegue mastigar, falar ou andar. Então a gente faz todo o trabalho motor, alonga, fortalece. Alguns a gente tem que ensinar a caminhar de novo e, nestes casos, é preciso da ajuda de algum familiar ou cuidador no local”, explicou a fisioterapeuta, que atua na área há 16 anos.

Os atendimentos são feitos com hora marcada por meio de ligação de vídeo de Whatsapp. Os profissionais que atuam no projeto utilizam uma plataforma de marcação de consulta que possui o histórico e todos os detalhes de todos os pacientes, de maneira similar ao que é feito no consultório.

“Tem um mês que faço parte desse projeto e vou dar a primeira alta a um paciente. Os atendimentos de cada paciente são feitos duas vezes por semana, com horário marcado. É um projeto muito legal, muito bacana e a gente tem um retorno muito bom com os atendimentos”, contou.

Ajuda – Os pacientes que receberem alta e precisarem de ajuda, podem entrar em contato pelo email fisioterapiasemfronteiras@hotmail.com , pelo Instagram@fisiosemfronteiras ou falar com a Cláudia  Dutkiewczpelo telefone (11) 98395-1118, ou com Luana Motta Soares pelo contato (11) 94214-6001.

“Por estes contatos que as responsáveis pelo projeto fazem a triagem. Por enquanto, ainda não tenho paciente nenhum aqui de Campos e sei que temos pessoas precisando de ajuda. As sequelas podem ser muito sérias e podemos ajudar”, contou.