×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Segredo da irmã Suraya: ela sabe porque a Petrobras foi para Macaé e não para Campos

Postagem de Flávio Bolsonaro sobre Gil Vianna também é assunto na coluna

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
25 de maio de 2020 - 5h05

Irmã Suraya Chaloub (Foto: reprodução)

Um segredo da irmã Suraya

O cérebro da Irmã Suraya Chalube, além de privilegiado, guarda alguns segredos de bastidores sobre a história recente de Campos. Deveria ter escrito um livro. Para esse colunista, revelou recentemente quando provocada, que a decisão de sediar a Petrobras há mais de 40 anos em Macaé foi do então ministro da Fazenda, Delfim Neto, pressionado pelos usineiros de Campos na época. A opção por Macaé era atribuída ao seu irmão, general Chalube. “Mas ouvi dele a afirmação que Delfin Neto interferiu pressionado pelos usineiros de Campos que não queriam a Petrobras aqui. A sede da Bacia de Campos era realmente para ser aqui”. Certamente Campos seria outra coisa.

Jejum e orações

A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos bombou nas redes sociais ao decretar um “Dia de Jejum e de Orações” por causa do coronavírus. É algo inusitado, mas ela teve o cuidado de observar no decreto que vivemos em um estado laico e desta forma esse foi um apelo ecumênico. Orar faz bem à alma, a mesmo para os de pouca fé, um dia de jejum pode até fazer bem à saúde.

Rica História

A diretora do museu Histórico de Campos, Graziela Escocard recebeu duas obras que vão integrar o legado histórico de Campos e região, pelo projeto Leituras Históricas. O livro “O arquivo negro de Campos” e “São Francisco de Itabapoana” foram enviados direto do historiador Mário Barreto Menezes, de 94 anos, autor do material. Por falar em Graziela, ela tem participado de muitas lives nas redes sociais com grande audiência.

Plataforma inteligente

O novo presidente da CDL de Campos, José Francisco Rodrigues, revelou para a coluna que a entidade já trabalha em um projeto revolucionário para o comércio quando iniciar o processo de flexibilização da atividade. Está sendo desenvolvido um portal inteligente que vai revolucionar a relação entre os consumidores e os lojistas. Garante que será uma ferramenta inovadora como se requer no pós-pandemia.

É o canal

A médica campista Cláudia Jacyntho, uma das mais conceituadas médicas de sua especialidade no país, com livros publicados até na França, se uniu à grande obstetra carioca Juliana Zimmermmann e, em tempo de pandemia, montaram um canal do youtube batizado de GINECOPOINT. O objetivo é passar informações genéricas em Ginecologia/Obstetrícia para leigos. O canal tem tudo para ser um sucesso, principalmente entre as mulheres.

Hospital sem campanha

O vereador Cláudio Andrade, membro da CCJ, oficiou a Comissão de Saúde da Alerj, presidida pela deputada e delegada de Polícia Civil, Martha Rocha, acerca da prorrogação do prazo de abertura do hospital de campanha. A última notícia é que o hospital pode ser desmontado no município e a informação foi passada pelo próprio secretário de saúde do estado, o Fernando Ferry. Se o governo queria fazer campanha com o hospital..babau..

Querido Gil

O querido deputado estadual Gil Vianna que infelizmente já é saudade, prova que era uma unanimidade. Recebeu pesar de todos os lados e como ele nunca negara, tornou-se amigo do hoje senador Flávio Bolsonaro. Tanto que o senador em sua rede social postou seus pêsames e pediu a Deus que conforte a família do deputado. Política à parte, um gesto digno de registro.

Jornalista

A jornalista Talia Santos – que já trabalhou na TV Record em Campos – está agora de casa nova. Segura o microfone da emissora SBT, em Brasília. Talentosa, já passou também pelas afiliadas da TV Globo pelo Brasil a fora. Por aqui, a gente acompanha o trabalho dela pelas redes sociais.