×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Idoso em situação de rua reencontra a família após quatro meses

Ele foi auxiliado por profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua

Cidade
Por Redação
22 de maio de 2020 - 8h02

Adalmo Siqueira Tavares, de 81 anos, conseguiu voltar para casa (Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social de Campos  promoveu mais um caso de reintegração familiar com sucesso. Após ter vivido em situação de rua em Campos, o senhor Adalmo Siqueira Tavares, 81 anos de idade, foi acolhido pelos profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) durante abordagem social de rotina. Ele chegou a ficar hospedado em uma pousada da cidade mas, sem condições de continuar pagando, acabou indo para a rua.

O idoso foi encaminhado para um dos abrigos da Prefeitura, Casa de Passagem, onde residiu por cerca de 4 meses. De acordo com a secretária da pasta, Pryscila Marins, ele recebeu toda assistência necessária do equipamento, que ajudou a promover o restabelecimento dos vínculos familiares.

“Durante todo esse tempo, ele recebeu não apenas cama, comida e companhia. Mas também carinho, acolhida, cuidado, atenção especializada, cuidados com a saúde, respeito e, acima de tudo, dignidade. Neste período, os profissionais da Casa de Passagem contactaram diversos familiares do seu Adalmo, até encontrar a irmã em outra cidade, para onde ele foi levado em segurança, graças ao excelente serviço prestado pelos nossos profissionais, de forma muito técnica “, afirmou Pryscila.

A coordenadora da Casa de Passagem, Verônica Rocha, explicou que seu Adalmo veio para Campos em decorrência de conflitos familiares. “A vaga desse idoso estava sendo regulada para um Acolhimento Institucional de Longa Permanência, porém, por meio do acompanhamento da equipe técnica, conseguimos fazer contato com seus familiares e, após o trabalho do fortalecimento dos vínculos que estavam fragilizados, obtivemos êxito em garantir a reinserção familiar. Esse é o maior objetivo do nosso serviço, ofertado conforme o preconizado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, garantiu Verônica.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria, Anne Caroline Cardoso, a Casa de Passagem oferta o serviço socioassistencial na modalidade de acolhimento institucional provisório. A Secretaria obteve outros casos de sucesso de reintegração familiar nos últimos anos, devolvendo a dignidade às famílias e a reinserção social.

“Temos também o Lar Cidadão e o Abrigo Provisório para População em Situação de Rua do Manoel Cartucho. Além disso, a Secretaria tem convênio com o Albergue Francisco de Assis, ligado ao Grupo Espírita Francisco de Assis, que oferece Serviço de Acolhimento para adultos e famílias (pernoite), para onde a Secretaria repassa mensalmente mais de R$ 13 mil “, disse Anne.

A irmã do acolhido, Norma, agradeceu a equipe envolvida pelo trabalho realizado. “Gostaria de agradecer principalmente à assistente social Fátima (Machado), que nos tratou com respeito e demonstrou em todos os sentidos a ética, boas maneiras, atenção plena e comprometimento”, comentou. Os acolhimentos institucionais da Secretaria trabalham com o objetivo de reintegração social dos usuários, por meio do desenvolvimento da autonomia, empoderamento e resgate da cidadania.

Fonte: SupCom