×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Patrimônio de Campos, Lyra de Apollo chega aos 150 anos

Comemoração da sociedade musical só acontecerá após suspensão do isolamento social

Cultura
Por ASCOM
19 de maio de 2020 - 7h00

A fachada da Lyra de Apollo ganhou uma um adereço comemorativo (Fotos: Carlos Grevi)

No momento em que boa parte do planeta vive o impacto da pandemia do novo coronavírus, força para se ter resistência é fundamental. Em Campos, a Sociedade Musical Lyra de Apollo, que completa 150 anos nesta terça-feira (19), é um grande exemplo de resistência e de que o tempo é capaz de mudar cenários antes considerados irreversíveis. A apresentação em comemoração ao sesquicentenário da banda ficará para outro momento e, para registrar a data tão marcante, uma bonita faixa decora a fachada da sede da entidade, na Praça do Santíssimo Salvador.

Maestro Ricardo Azevedo e seus músicos adiaram a comemoração (Foto: Antônio Filho)

“Sonhamos muito com o 19 de maio de 2020. Desde 2012, iniciamos uma grande campanha para revitalizar nossa sede, devastada por um incêndio, no começo de década de 1990. Com imensa luta, nossa casa, antes dada como inutilizada, começava a renascer. Nessa jornada, a grande emoção se deu em 2018, quando realizamos o sonho de voltar a usar o segundo pavimento do imóvel, após a reconstrução da escada que dava acesso a ele”, relembra o presidente da Lyra, maestro Ricardo Azevedo.

Nos últimos anos, além da recuperação gradativa de sua sede, a banda ganhou novo fôlego, com a chegada de jovens músicos. Na luta para resistir, a Lyra de Apollo segue sua história, sempre dando exemplos de superação. O passo mais recente foi a chegada da tecnologia, responsável pela distribuição de partituras via internet, mantendo as atividades entre os músicos.

Há 30 anos, o prédio histórico passa por reforma e restauração sem apoio de governo

“Após o período de isolamento social, teremos nosso momento de festejar, com uma bonita apresentação e o nosso tradicional bolo de aniversário. Será uma celebração especial, assim como cada momento que a banda tem vivido, nos últimos 30 anos”, enfatiza Ricardo.

Sequência das obras – O processo de revitalização da sede da Lyra de Apollo ainda depende de diversas ações, como a instalação de portas, a colocação de vidros nas janelas, revisão e adequação da rede elétrica e a tão sonhada pintura interna e externa. Para tanto, a banda continua contando com doações da comunidade. As doações podem ser feitas pelo banco Itaú: Agência: 0463, Conta Corrente: 20.944-5.