×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Morre Little Richard, lenda do rock, aos 87 anos

O artista já estava com a saúde bastante debilitada havia alguns anos

Obituário
Por ASCOM
9 de maio de 2020 - 12h44

Foto: Tim Graham 03/08/1972 / Getty Images

Astro da história do rock, Little Richard morreu aos 87 anos, na manhã deste sábado (9/5). A notícia foi confirmada pelo filho do artista, Danny Penniman, à revista “Rolling Stone”. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Pioneiro do rock n’ roll, nascido na Georgia em 5 de dezembro de 1932, incansável músico, pianista e intérprete teatral, Richard Wayne Penniman, como constava em sua identidade, havia anunciado sua aposentadoria em 2013, quando completou 80 anos.

Um dos nomes sagrados do ritmo conduzido pelas guitarras elétricas, Richard considerava que o nascimento do rock havia acontecido com o lançamento do clássico “Tutti Frutti”, obra com a sua assinatura que estourou nas paradas de sucesso num Estados Unidos racista e puritano da década de 1950.

“Acredito que esse será o meu legado, pois, quando eu comecei no show business, não havia nada parecido com o rock n’ roll”, afirmou, em entrevista recente ao El País.

Little Richard empolgou uma legião de jovens durante a década de 1950 ao lado de Jerry Lee Lewis e outros músicos que dilaceraram regras e abriram o caminho para mitos como Elvis Presley, os Beatles, Bob Dylan, os Rolling Stones, James Brown, David Bowie, entre muitos outros. Um famoso grito de guerra se tornara um marco em seus shows: “A-wop-bop-a-loo-bop-a-wop-bam-boom”, como diz um dos versos de “Tutti Frutti”.

Esse grito, aliás, deu mesmo início a uma revolução cultural e comportamental na América, alçando o rock à categoria de maior fenômeno cultural da segunda metade do século 20. Todas as gerações posteriores tiveram a influência de Little Richard, de forma direta ou indireta.

Fonte: Extra