×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sesc Campos exibe exposição virtual sobre o cotidiano de moradores da cidade

Fotografias de Ricardo Avelino e do Coletivo Cabeçada estão disponíveis em site da instituição

Fotografia
Por Redação
5 de maio de 2020 - 17h46

Foto de Ricardo Avelino

O Sesc Campos prossegue com exposição fotográfica “Retratos do cotidiano de uma cidade”. São 18 imagens que retratam o dia a dia de moradores anônimos da cidade de Campos dos Goytacazes realizadas pelos fotógrafos  Ricardo Avelino,  Jean Barreto, Rafael Peixoto e Tarcísio Nascimento que integram o Coletivo Cabeçada, laboratório de estudo fotográfico dedicado a imagens com papel social.

A visualização pode ser feita por viagem em 360 graus  da mostra montada no Casarão do Sesc Campos. O espaço está fechado por medida de segurança devido a Covid-19.  O mais experiente do grupo é o fotógrafo Ricardo Avelino. Ele elogiou a iniciativa do Sesc  de reunir um fotógrafo veterano e novatos.  “Com o advento do smartphone, a fotografia está vulgarizada no sentido positivo. Tem muita gente fotografando, mas de modo muito solto. O Grupo Cabeçada e eu fizemos uma proposta de exibir o cotidiano do homem campista, seu dia a dia, coisas corriqueiras, modos de vida”, comenta.

Um morador da localidade de Poço Gordo é retratado pelo fotógrafo Rafael Peixoto

O Coletivo Cabeçada é um foto-coletivo criado em 2017 como um laboratório de estudos da imagem fotográfica, e conta com cerca de 20 integrantes. O grupo propõe debates, exposições e práticas fotográficas como rodas de conversa, cine-debates, projeções fotográficas, intervenções de rua, oficinas e saídas fotográficas.

Foto de Ricardo Avelino

Os participantes da mostra reuniram  imagens do interior do município, do Centro, coisas comuns da cidade e suas formas de estar no espaço. “Buscamos nos arquivos fotos de favelas, da localidade Espírito Santinho, Farol de São Thomé, Carvão, Serrinha, além de ações policiais. Por causa da pandemia, não podemos realizar uma mostra presencial.  A alternativa virtual é interessante com belas fotos. Ainda não tivemos contato com o público. Quando passar a pandemia, esperamos o público pessoalmente”, conclui Avelino.

Os internautas podem visitar a exposição do Sesc Campos por meio do link https://tour360.meupasseiovirtual.com