×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Apesar de proibição por decreto, lojas no Centro de Campos abrem as portas

Estabelecimentos como a rede Marisa estão com atendimento para emissão de faturas e pagamentos

Cidade
Por Redação
28 de abril de 2020 - 16h05

Loja Marisa de portas abertas na Rua 13 de Maio (Fotos: Carlos Grevi)

O decreto municipal determina o fechamento do comércio no período de quarentena até o dia 30, por causa da pandemia do novo coronavírus. Porém, alguns lojistas de Campos dos Goytacazes estão driblando a ordem e a fiscalização. Nesta terça-feira (28), a reportagem do Terceira Via percorreu as ruas centrais. A maioria dos estabelecimentos está fechada, mas a loja de roupas e acessórios Marisa está permitindo a entrada de clientes pela Rua 13 de Maio. Segundo um funcionário, a abertura se dá apenas para pagamento de carnês e emissão de faturas. A Prefeitura de Campos foi procurada para saber sobre a permissão e fiscalização de comércios neste período.

Questionado sobre o funcionamento da Marisa, o funcionário disse desconhecer permissão municipal para funcionamento da loja. Ele comentou que o estabelecimento foi orientado pela direção  nacional da rede sediada em São Paulo, para a abertura apenas no horário bancário, e com a finalidade emitir boletos, faturas e carnês, além de recebimento. “Há apenas cinco pessoas trabalhando. A loja não está liberada para venda de produtos. Não sei dizer quando vai voltar para vendas”, disse o atendente que pediu para não ser identificado. Ele se posiciona na porta de entrada com álcool para higienizar as mãos de quem entra no estabelecimento.

Segundo funcionário, o estabelecimento abriu apenas para emissão de faturas e boletos

No site de compras das lojas Marisa há o seguinte comunicado: “aos poucos estamos tentando retomar nossas vidas e nossa rotina. A Marisa está abrindo algumas lojas, respeitando as regras dos Estados e Municípios. Além disso também temos uma série de medidas de segurança para o funcionamento de nossas lojas nesse período”. Na página, o estado do Rio de Janeiro não aparece como permitido para a reabertura do comércio. Foram listados Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

A assessoria de imprensa da Marisa também foi contatada. Em nota foi informado que “as lojas Marisa prosseguem fechadas para compras nos municípios onde o fechamento foi determinado, visando a segurança e o bem-estar de todos. Pensando em ajudar as nossas clientes que só fazem pagamento em loja, abrimos em alguns locais-chave exclusivamente para pagamento das faturas dos cartões Marisa. Reforçamos que estamos respeitando todas as medidas de segurança e higiene estabelecidas pela OMS e pelo Ministério da Saúde para que tudo ocorra de forma segura para todos. Além da opção presencial, a Marisa também disponibiliza todos os meios digitais e bancários, deixando para o cliente a decisão de qual modalidade lhe atende melhor”.

Nota da Prefeitura

Seguindo as orientações das autoridades na área da saúde, que recomendam o isolamento social como principal meio de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Campos mantem até o dia 30 de abril a suspensão de atendimento ao público por estabelecimentos comerciais. Os serviços de delivery (entrega), drive thru ou take away (retirada) estão autorizados a funcionar, contudo, uma equipe da superintendência de Postura será encaminhada ao local para verificação pontual dos casos.

Importante lembrar que o Diário Oficial do Município do último sábado, 25, publicou o Decreto 068/2020 que torna obrigatório o uso de máscaras faciais. A medida passou a valer nesta terça-feira, dia 28, e é mais uma iniciativa no enfrentamento ao coronavírus. O objetivo é reduzir a disseminação de contaminação por COVID-19.