×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Atletas campistas em meio à pandemia

Jogador Gabriel Ramos disputa único campeonato ativo no mundo; no basquete, Maique supera Covid-19

J3 Esporte
Por Redação
26 de abril de 2020 - 6h00

Destaque | Jogador brilha na Europa, no único campeonato ainda em atividade no mundo. (Fotos: Arquivo)

POR KAMILLA PÓVOA E BERNARDO RUST

O mundo no momento está de olho nos impactos que o novo coronavírus está causando e, por isso, os campeonatos esportivos foram paralisados para evitar a propagação do vírus e aglomerações nos estádios… Aliás, nem todos. Um campista, por exemplo, vem disputando partidas de futebol, em Belarus, na Europa, e se destacando com gols e assistências. Em outro contexto esportivo, mais um campista foi o primeiro atleta em solo brasileiro contaminado pela Covid-19, o pivô Maique Oliveira, que atua pelo Paulistano, no Novo Basquete Brasil (NBB). Ele teve a confirmação do vírus no dia 17 de março, em São Paulo. Os dois atletas vivem situações diferentes, mas ambas em decorrência da pandemia.

Gabriel Ramos, de 24 anos, atualmente está no Torpedo Zhodino e disputa o Campeonato de Belarus. Além da bola estar rolando no estádio, os torcedores comparecem às arquibancadas. Para o jogador é um momento diferente estar em campo, já que outros campeonatos ao redor do mundo estão suspensos e sem previsão de volta por conta da pandemia da Covid-19.

“Em relação ao futebol está tudo normal, estádio com torcidas, mas são poucas pessoas que vão assistir, a população está ciente da situação e está tomando os devidos cuidados. Quando a bola rola a gente tenta ‘esquecer’ para não atrapalhar o nosso desempenho no jogo”, disse o jogador.

Sobre a Covid-19 em Belarus

Belarus é uma antiga república soviética, governada pelo mesmo presidente, o Aleksandr Lukashenko, desde 1994 e sem eleições livres desde então e é um dos poucos lugares no mundo em que as medidas de isolamento social não estão sendo aplicadas. O presidente disse a imprensa local que a população deveria “tomar vodka e ir à sauna” para se prevenir do coronavírus e que “não estava vendo nenhum vírus no ar”.

Os casos de Covid-19 em Belarus já passam de 7.000 e mais de 50 mortes foram confirmadas. Para o campista, o momento é de muita prevenção, cuidados e atenção ao que vem acontecendo no mundo.

“A situação está delicada por conta dessa pandemia. Estamos nos cuidando em dobro porque como vocês sabem, aqui a vida está normal sem isolamento social, então temos que nos cuidar ainda mais. Por conta da língua, é difícil estar por dentro das notícias daqui. Não tenho medo, porque estou fazendo por onde, mas a gente fica com um pezinho atrás, por conta das notícias que estamos vendo dessa situação em outros países”, explicou.

Comemoração | Gabriel Ramos faz gol e repete gesto do Gabigol.

Gabigol manda mensagem a campista

O atleta acabou recebendo incentivo do atacante do Flamengo, o Gabriel Barbosa, pelo Instagram. O campista fez a comemoração como o Gabigol costuma fazer após os gols marcados pelo time rubro-negro, com os braços levantados, mostrando “a força”. “Obrigado pela homenagem, meu mano! Que Deus continue te abençoando com vitórias e mais gols”, disse o camisa 9 do time da Gávea em uma post do campista na rede social.

Gabriel soma quatro partidas pelo Torpedo Zhodino, dois gols marcados e uma assistência, e atualmente, foi o melhor jogador da 4ª rodada do campeonato.

O jogador começou a carreira no Americano e Goytacaz, de Campos, passou pelo Bahia, jogou nas categorias de base do Flamengo até 2016. Além do Cuiabá, onde se profissionalizou.

Depois de atuar na Geórgia, até o fim do ano, o meia foi contratado em janeiro pelo Torpedo Zhodino, de Belarus e chegou ao clube, logo após o carnaval.

Rotina atual no clube

Sobre o dia a dia no clube, Gabriel disse que vem se prevenindo e o Torpedo Zhodino tem ajudado bastante, dando todo suporte necessário contra a Covid-19 no ambiente rotineiro, esportivo e coletivo no local.

“Estou me cuidando bastante, evitando sair para restaurantes, shopping, etc. A rotina continua normal, sendo que o clube está dando todo o suporte”, diz.

Curado | Maique Oliveira conta como superou a Covid-19.

Primeiro atleta brasileiro que contraiu coronavírus está curado

O jogador de basquete Maique Oliveira, também campista, foi contaminado pela Covid-19, se recuperou e foi considerado curado no dia 03 de abril. Ele falou com o Jornal Terceira Via, por meio de nota oficial.

Na nota, Maique contou que o apoio da sua mãe foi fundamental durante o processo de recuperação. “Mãe é mãe. Ela esteve comigo durante todo o processo de recuperação, ficando em um cômodo separado. Ela foi minha base e me ajudou muito na recuperação, dando todo um suporte para que eu melhorasse logo”, contou.

Com a experiência de quem sentiu na pele o novo coronavírus, o pivô pediu que as pessoas olhem, principalmente, pelos idosos em meio à pandemia. “Eles estão na área de risco. Queria que todos se cuidassem e seguissem às recomendações médicas. Fiquem em casa e façam a higienização correta”, concluiu.