×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

EDITORIAL | Dória e Witzel discutem a flexibilização a partir de maio

No Rio, um novo decreto será publicado no dia 1 de maio, mas entrará em vigor a partir do dia 11

Editorial
Por Aloysio Balbi
22 de abril de 2020 - 10h34

O governador Wilson Witzel (Foto: Arquivo)

A notícia divulgada nesta quarta-feira de que governador do estado do Rio, Wilson Witzel, e os secretários devem decidir sobre a flexibilização pontual das medidas de isolamento social, mostra que já é hora de aos poucos, mesmo com a doença ainda avançando, da retomada gradual da normalidade, obviamente segmento as orientações a serem observadas. Isso está previsto para maio.

Na semana passada o governador do estado de São Paulo Jorge Dória que tinha feito essa sinalização. Isso significa que os dois estados mais importantes da federação, e que concentram o maior número de casos do novo coronavírus estão com suas economias asfixiadas e que existe a necessidade, com muita prudência de retomar as atividades.

No dia um novo decreto que será publicado no dia 1 de maio, mas que entrará em vigor a partir do dia 11, irá autorizar a retomada do funcionamento de várias atividades hoje lacradas. São Paulo também tem previsão de determinar o relaxamento da quarentena na primeira quinzena de maio.

Fato é que se São Paulo e Rio pensam em tomar essa decisão, isso significa que outras cidades onde o número de casos são bem mais tímidos do que nas capitais, mesmo na proporção populacional, não devem colocar obstáculos nestas medidas.

O mundo reconhece a dramática situação. Por outro lado, os dois governadores dos dois estados mais importantes do país e que jogaram duro no controle do isolamento social, já admitem a necessidade de transformar o isolamento em distanciamento social sempre que for possível.

Agora é aguardar a divulgação destes decretos que irão certamente ser chancelados por autoridades médicos. A vida é indiscutivelmente mais importante que tudo. A economia que garante a existência da vida é secundária no confronto das duas, mas já existe um consenso de que ambas precisam ser equalizadas.