×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Lixo se espalha por vários pontos do Cais da Lapa

Em ruas centrais também consegue-se identificar sujeiras em diferentes pontos e calçadas

Cidade
Por Redação
21 de abril de 2020 - 15h47

É responsabilidade individual de cada pessoa jogar o lixo em locais adequados, para que seja evitado espalhar sujeiras por ruas, calçadas e terrenos baldios. Porém, nem sempre isso acontece. Em Campos, dois problemas podem ser identificados: a falta de consciência e de educação de algumas pessoas que teimam em espalhar lixo; e a diminuição de presença de garis em locais como Calçadão e Centro Histórico. Nesta terça-feira (21), a reportagem do Terceira Via percorreu outra importante área urbana, o Cais da Lapa. Em vários, pontos há lixo espalhado.

Em dias úteis da semana, é comum a ocupação da maior parte do Cais da Lapa para estacionamento de veículos. Em pleno feriado de Tiradentes com a área praticamente vazia, em diversos pontos há lixo espalhado. A reportagem flagrou lixo na rampa de acesso de pedestres bem ao lado dos sanitários do Terminal Rodoviário. Em diversos trechos dos pátios na margem do Rio Paraíba, lixo pode ser encontrado. Em um outro ponto, debaixo de uma rampa usada por pessoas em situação de rua, mais lixo foi encontrado.

Em toda a extensão do Cais da Lapa que costuma ser frequentado por pescadores e por pessoas que fazem caminhadas e atividades físicas e esportivas, o único trecho limpo sem a presença de lixo é o estacionamento privativo utilizado por integrantes do Corpo de Bombeiros. A dona de casa Luiza Nogueira, moradora de Guarus, enquanto aguardava o ônibus no terminal urbano, conversou com a reportagem. “O lugar é bonito, mas muita gente não cuida do lixo. Aqui na calçada do ponto de ônibus tem sempre jogando lixo no chão”, comenta.

Na semana passada, dois garis foram abordados pela reportagem do Terceira Via no Calçadão, área central de Campos. Eles não quiseram se identificar, mas disseram que muitos colegas que trabalham na limpeza urbana foram colocados de férias coletivas ou afastados por causa da pandemia do novo coronavírus. Um deles disse que temia ficar desempregado e que, devido ao comércio fechado, a quantidade de lixo diminuiu no Centro. Porém, segundo a Prefeitura de Campos, em outras regiões de bairros e distritos, a quantidade de lixo dobrou nas últimas semanas neste período de quarentena. 

Até o momento da publicação desta matéria, a reportagem não obteve da Prefeitura de Campos informações sobre a limpeza no Cais da Lapa e sobre a suposta redução do número de garis na área central da cidade.

Imagens do Cais da Lapa

Estacionamento do Corpo de Bombeiros sem presença de lixo (Fotos: JTV)

 

 

Calçadas das ruas centrais nesta terça-feira (21)