×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Saúde em Campos não é só emergência

Na pandemia da Covid-19, pacientes com outras doenças também graves precisam receber tratamento

Saúde
Por Redação
20 de abril de 2020 - 0h01

Hospitais estão atentos à outras doenças, além da Covid-19 (Foto: Carlos Grevi)

Desde a metade do mês de março, a população da cidade de Campos dos Goytacazes segue uma série de medidas restritivas impostas pelo poder público para favorecer o isolamento social e tentar mitigar o número de casos de Covid-19 no município. Com os hospitais e unidades de saúde praticamente só atendendo pessoas com possíveis sintomas do novo coronavírus, houve um esquecimento de que as demais doenças tão graves quanto também não irão desaparecer de uma hora para outra. Pacientes renais e oncológicos precisam tanto de um acompanhamento rigoroso, assim como as demais situações clínicas.

Hospitais e unidades públicas

Quanto a rede pública, opção da maioria da população campista, a reportagem questionou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos sobre o que esses pacientes devem fazer nesse momento delicado em caso de complicações no quadro, já que os atendimentos nos ambulatórios estão suspensos e como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está monitorando esses indivíduos e as suas condições de vida. Foi enviada uma única resposta para todas as perguntas: o link de uma reportagem no portal do governo informando que o órgão municipal “reorganizou o atendimento em serviços prioritários diante dessa situação que o país enfrenta”, devido ao decreto 027/20, que “dispõe de ações necessárias para evitar o contagio do coronavírus”.

Segundo a publicação, desde o dia 18 de março, o atendimento nos setores da secretaria estão sendo agendados de forma individual, de acordo com a necessidade. “Entretanto, o Núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação funcionará com atendimento ao público, somente para pacientes de Oncologia, Hemodiálise e Cateterismo. Já para pacientes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio, o setor manterá as viagens dos pacientes em tratamento oncológico e dos que necessitam de revisão pós operatório”, diz a reportagem.

Como o Jornal Terceira Via cita acima, a nota reitera a informação e afirma que o funcionamento dos ambulatórios estão suspensos, agora até o dia 30 de abril, e os profissionais de outras unidades de saúde foram convocados e remanejados para locais onde há uma demanda maior para a Covid-19. Muitos deles atuam no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, espaço que até o momento já atendeu mais de duzentos pacientes com suspeita da doença.

Unidade particular

Nas unidades de saúde do Grupo IMNE, como o Hospital Geral Dr. Beda, a pandemia causou alterações nos modelos de emergência e redirecionamento de pacientes. Porém, o atendimento ao grupo de indivíduos em tratamento nos setores de nefrologia e oncologia continua. A realização da hemodiálise, que é o processo de filtrarem do sangue, foi adiantada em um hora, devido as medidas de prevenção e higienização dos espaços e também a dificuldade de transporte dos pacientes, segundo a assistente social, Laís Leal. “A orientação a essas pessoas é que sigam o tratamento, pois este é essencial para a sua vida, mas que além disso evitem sair de casa e não estejam em aglomerações”, diz.

Ela também afirma que mesmo diante da pandemia, o serviço de hemodiálise não pode parar. Esses pacientes devem se submeter ao procedimento três vezes na semana, durante quatro horas. “Sem essa terapia renal substitutiva, essa pessoa pode vir a óbito, porque os rins não funcionam. Se ela não dialisar na máquina, as substâncias nocivas que devem sair na urina ficam retidas no corpo e causam complicações, o que é arriscado. Já os pacientes de CAPD, que utilizam uma forma diferente de diálise e precisam ir apenas uma vez ao mês no hospital para a troca de um cateter colocado no abdome e demais atendimentos no setor continuam com os agendamentos normais para as consultas”, explica.

Tratamento oncológico em tempo de pandemia

Na oncologia do Grupo IMNE, a rotina de tratamento dos pacientes segue normalmente, com as devidas precauções já adotadas, como uso de álcool em gel 70% na entrada do hospital e máscara para os pacientes. Os serviços de quimioterapia, radioterapia, braquiterapia e internação clínica e cirúrgica foram mantidos.

“O Hospital Dr. Beda, como instituição de referência em oncologia na região, vem a cada dia juntamente com uma equipe multidisciplinar oferecendo a população um atendimento humanizado, onde o paciente tem todo suporte. Dentro do cenário atual, estamos disponibilizando todo atendimento necessário dentro das precauções possíveis para que não haja interrupção. Também orientamos aqueles que estão em controle de doença e que só fazem acompanhamento médico a ficarem em casa neste momento. Em caso emergência, eles podem fazer contato. Acreditamos que seguindo todas as medidas de prevenção iremos passar por esta pandemia com a conquista da vitória”, acredita Simone Monteiro Xavier, assistente social em oncologia.