×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Arte e doação para quem precisa

Arquitetos, designers e artistas plásticos se unem, doam peças em prol de instituições carentes

Solidariedade
Por Ocinei Trindade
18 de abril de 2020 - 13h18

Arquiteta Babi Teixeira integra campanha solidária (Fotos: Reprodução)

A pandemia do novo coronavírus afetou a saúde mundial, além da economia. Atinge, sobretudo, os mais carentes. Apesar da crise, a solidariedade tem se manifestado em diferentes situações e grupos de pessoas. Em uma iniciativa de seis profissionais da arquitetura, design e artes plásticas, surgiu o Projeto Do´Arte. Por meio do Instagram, peças de arte e decoração cedidas são vendidas por preço abaixo do mercado. Toda renda é revertida para instituições que realizam algum trabalho social.

O Projeto Do´Arte pode ser acessado no Instagram por meio da conta @doarte_. A campanha foi lançada no início de abril e ficará no ar enquanto voluntários se dispuserem a doar peças e objetos de decoração. Participam arquitetos, designers e artistas plásticos de várias cidades brasileiras. Todo o valor arrecadado com as vendas será destinado à instituições filantrópicas ou de cunho social nas cidades de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e Petrópolis. O grupo se vale dos lemas “junte-se a nós por uma boa causa” e “juntos, podemos ajudar a quem precisa”.

Em um dos textos divulgados no Instagram, os integrantes do Projeto Do´Arte se apresentam como um grupo de artistas dispostos a multiplicar possibilidades, com a intenção de apoiar comunidades menos favorecidas neste momento tão frágil que o mundo atravessa. A arquiteta Babi Teixeira se juntou à Mariana Gradel e Deborah do MG Studio Design para  ajudar com a programação visual do projeto. “Elas logo toparam! Depois, convoquei a ajuda das amigas arquitetas Bianca da Hora, Jacira Pinheiro e Giovana Carneiro, que abraçaram a causa com muito amor e dedicação. O nosso coração artístico pulsa com o propósito único de ajudar. Somos amigos, artistas, designers, parceiros do seguimento de arquitetura, que doaram peças do acervo cujo valor será 100% revertido para o projeto e, consequentemente, para as instituições escolhidas.

A arquiteta Babi Teixeira é a única profissional de Campos que faz parte do Do´Arte. “O projeto nasceu da necessidade de ajudar a quem precisa neste momento difícil, e da maneira que a gente pode. Muitos amigos, designers, lojistas, artistas fizeram doação de peças para serem comercializadas dentro do Instagram. Essas peças têm valores acessíveis. O objetivo é fazer com que 100% da renda dos objetos vendidos sejam doados para instituições que estão precisando de alimentos e itens de higiene”.

O interesse das pessoas pela iniciativa ganhou repercussão com a divulgação da página com vários compartilhamentos e visualizações. De acordo com uma postagem feita no dia 5 de abril, em poucas horas, já havia quase seis mil visualizações. Mais de 20 peças foram colocadas à venda nos primeiros dias, e quase 700 pessoas tinham aderido como seguidoras e interessadas em participar.

“Quem tiver interesse e puder, que compre as peças. Tudo será revertido para esse bem maior. É uma causa linda, tem muita gente legal envolvida, muito amor. É o que a gente pode fazer neste momento”, cita Babi Teixeira.

As instituições sociais a serem beneficiadas são Obra Social Dona Meca, na Taquara, Rio de Janeiro;Lar Santa Catarina, em Petrópolis; e Associação de Proteção e Orientação aos Profissionais (Apoe), em Campos dos Goytacazes.  “Por eu ser de Campos, quis que minha cidade também fosse contemplada com ajuda, além da cidade do Rio e Petrópolis”, explica a arquiteta.

Enquanto houver doadores, a campanha vai continuar no Instagram. As informações sobre quem destina os objetos de arte e decoração ficam expostas em cada item postado na rede social. Os valores são exibidos claramente e os interessados podem negociar a compra diretamente com os artistas, designers e lojistas que participam da campanha assistencial.