×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Moda consciente, customização e uso do jeans em alta

O impacto ambiental para a confecção e a reutilização da peça precisam ser revistos e valorizados

Moda
Por Amanda Coutinho
15 de abril de 2020 - 14h51

Cropped feito de uma calça jeans: reaproveitamento (Foto: Divulgação)

É preciso rever o tema a respeito do reaproveitamento do jeans. A “Coluna Amanda Coutinho”  publicada no Jornal Terceira Via destaca esta semana as ações da indústria da moda que têm grande impacto ambiental. Uma calça jeans, por exemplo, utiliza 3.781 litros de água na sua fabricação e durante o seu período de vida útil.

De acordo com especialistas do setor ambiental, o processo equivale a uma emissão de 33,4 kg de carbono. Números bem consideráveis, não é mesmo?

Então, é preciso ressignificar aquela peça jeans há muito esquecida no guarda-roupa. Uma dica para isso é o conceito do upcycling! Trata-se da utilização de materiais existentes dando um novo aspecto ao original, reaproveitando e aumentando o seu ciclo de vida como forma de sustentabilidade e economia.

Fácil e moderno: calça jeans transformada em short sem bolsos com visual super cool

Vale transformar aquela peça antiga com a customização ou criar algo totalmente novo. O segredo é usar e abusar da criatividade.

Flávia Pavanelli mudou o visual de seu jeans (Reprodução: Instagram)

É criativo. O upcycling também requer criatividade para transformar os materiais existentes em algo totalmente novo. De uma jaqueta dá para fazer um vestido, uma saia ou até mesmo uma bolsa.