×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Feira do peixe acontece nesta quinta e sexta na área Central

Por conta do coronavírus, medidas foram impostas pela prefeitura visando a prevenção dos vendedores e dos consumidores

Campos
Por Redação
9 de abril de 2020 - 11h37

A feira do peixe, que já se tornou tradicional entre os campistas, está acontecendo nesta quinta-feira (9), na Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro de Campos. Por conta do coronavírus, medidas foram impostas pela prefeitura visando a prevenção dos vendedores e também dos consumidores.

Os vendedores vêm de várias comunidades pesqueiras, como Ponta Grossa dos Fidalgos, Farol de São Thomé e Lagoa de Cima.

Além da distância, também foi imposto que os vendedores que estão dentro do grupo de risco como idosos, gestantes e pacientes oncológicos imunocomprometidos devem permanecer em casa. Também foi exigido que cada barraca fique a uma distância de dois metros uma das outras, além dos vendedores serem obrigados a ter álcool em gel ou álcool 70% em suas barracas tanto para uso próprio quanto para os clientes que desejarem.

Porém, o que se viu no local, foram alguns feirantes desrespeitando a distância exigida de dois metros, além da falta de higienização constante dos materiais utilizados na venda, nem tampouco o álcool em gel nas barracas, que foi determinado pela Secretaria Municipal de Agricultura, com base nas recomendações feitas pelo Ministério de Saúde.

Na sexta-feira (10), também, serão comercializados temperos e hortaliças. O horário de funcionamento será das 7h às 13h. É fundamental que todos os consumidores façam suas compras de modo a evitar aglomerações e também mantenham uma distância segura de outras pessoas.

O Jornal Terceira Via entrou em contato com a Prefeitura de Campos, que enviou a seguinte nota. “Neste momento, para impedir a propagação do Covid19, entre as medidas de precaução, os feirantes estão sendo orientados pela equipe da secretaria de Agricultura a manter a distância mínima de 1,25 a 2 metros entre uma banca e outra. Além de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70 antes de manusear os produtos. Também é indispensável a higienização dos utensílios e materiais utilizados durante o atendimento (balança digital ou comum e pesos). Os feirantes devem disponibilizar aos seus clientes álcool em gel, como especificado no documento. Novas vistorias estão sendo feitas pelas equipes e estas são medidas já orientadas. A partir dos próximos dias os feirantes também deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual como luvas e máscaras. O horário de funcionamento da Feira nesta quinta e sexta é de 7h às 13h. O secretário de Agricultura, Robson Correa, orienta que “todos os consumidores façam suas compras de modo a evitar aglomerações e também mantenham uma distância segura de outras pessoas”.