×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura de Campos recebe doação de segundo lote de máscaras de proteção

Equipamento é feito por voluntários de startup e servidores do Instituto Federal Fluminense

Solidariedade
Por Redação
2 de abril de 2020 - 8h20

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

A Prefeitura de Campos recebeu, nesta quarta-feira (1º), doação de um segundo lote de máscaras do tipo faceshield. O equipamento de proteção é impresso em 3D e será utilizado por profissionais de Saúde no atendimento a possíveis casos da Covid-19.

Foram entregues 132 máscaras, produzidas que vêm sendo produzidas desde o final do mês de março, pela startup Sprint 3D, no Instituto Federal Fluminense (IFF). O primeiro lote, mais de 100 equipamentos, foi entregue no último dia 28 e já está sendo utilizado por profissionais do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos.

Conhecida como faceshield (escudo de face, em tradução literal) as máscaras são feitas por voluntários e toda a produção será disponibilizada ao município. A iniciativa tem apoio do IFF que disponibilizou o espaço para a produção e está doando todo o material necessário à produção das peças. Com um parque de impressão montado no Campus Campos Centro do IFF, toda a produção ocorre sem custo ao Município.

Uma das startups do “Programa Municipal de Apoio a Startups”, a Sprint 3D atua com material dentro das normas impostas pela Anvisa. De acordo com Thiago Pessanha, um dos responsáveis pela startup, a doação de mais de 100 máscaras a cada dois dias de trabalho com impressoras 3D, ocorre devido o emprego de tecnologia de ponta.

“Utilizamos uma tecnologia que otimiza a produção já que as máscaras são impressas e dispensam o tradicional molde”, afirmou.

A falta de EPIs em todo o Brasil é um dos pontos que levou a Instituição a colaborar com os profissionais de saúde de campos diante da pandemia da Covid-19”. A produção das máscaras é feita por equipes de voluntários da startup Sprint 3D e conta com a ajuda de voluntários servidores do Instituto.

A startup já aumentou a capacidade de produção de máscaras e, agora, além das doações pra Campos, outros municípios da região também serão contemplados.

Centro de Controle de Combate ao Coronavírus — Desde a última segunda-feira (30) a Prefeitura de Campos está atendendo possíveis casos de covid-19 no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. A unidade foi estrategicamente montada pela Prefeitura no prédio do Hospital Beneficência Portuguesa (requisitada administrativamente para este fim) e receberá a população com suspeita da Covid-19 no município e casos encaminhados por médicos do atendimento 192.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes