×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Blog dos Jornalistas: apesar de decretos e recomendações, campistas insistem em circular pelo Centro

Equipe de jornalismo do Terceira Via flagrou grande circulação de pessoas no Boulevard Francisco de Paula Carneiro

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
2 de abril de 2020 - 14h39

(Fotos e Vídeos: JTV)

As orientações são claras: fique em casa, saia somente em casos emergenciais, evite aglomerações. A fim de assegurar a população e conter a proliferação do coronavírus que já matou mais de 250 pessoas no Brasil e 45 mil em todo o mundo, os governos estaduais e municipais, entre eles o de Campos, baixaram decretos suspendendo atividades educacionais e comerciais, mas, apesar dos fatos, das medidas contingenciais e das recomendações, há quem não acredite na gravidade da situação. Na manhã desta quinta-feira, 2 de abril, o Centro de Campos, especificamente na área do Boulevard Francisco de Paula Carneiro, estava repleto de pessoas.

Alguns caminhando, outros conversando em pé, bem próximos de seus interlocutores, sentados no chafariz e, entre esses, muitos idosos. Essa grande circulação no local chamou a atenção da equipe de reportagem do jornal Terceira Via que registrou o fato em imagens (assista aos vídeos abaixo). Lembrando que somente as agências bancárias, supermercados e padarias, considerados serviços essenciais, continuam funcionando na cidade; ainda assim, para atividades e em horários reduzidos.

Quanto aos bancos, desde o dia 25 de março as agências estão abrindo uma hora mais cedo (das 9h às 10h) para atender exclusivamente clientes que fazem parte de grupos de risco. Além disso, foram reforçadas as rotinas de higienização dos postos de atendimento e adotado o controle do número de pessoas dentro das agências para evitar aglomerações. Segue nota sobre o funcionamento das agências e o que está sendo feito nos postos de atendimento para deter o avanço da pandemia.

“No entanto, nossa principal recomendação é que as pessoas evitem ao máximo irem as agências. Por meio dos canais digitais, (internet banking e aplicativos) é possível realizar quase todas as operações bancárias e ter acesso a diversos produtos e serviços (fazer transferência, tirar extrato, pagar contas, pedir empréstimo, negociar dívidas, contratar seguros, etc). Esses canais são pensados para oferecer uma experiência simples e fácil, mas caso a pessoa não tenha familiaridade com eles, recomendamos que ela peça ajuda a alguém da confiança dele, como um parente ou um amigo. Para fazer saques ou depósitos, recomendamos que os clientes usem a rede de mais de 170 mil caixas eletrônicos espalhados pelo país, evitando aglomerações”, orienta a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN).

Procurada pelos jornalistas, a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) informou que, além das ações rotineiras que cabem ao patrulhamento do 8º BPM, os agentes estão realizando ações para conscientizar sobre o disposto nas normas para conter o avanço do novo coronavírus no Estado do Rio.

Desde o dia 14 de março as equipes policiais, durante o serviço nas ruas, estão orientando a população para evitar aglomerações e, se possível, permanecer nas residências e, nos locais de grande concentração de público, as ações de conscientização têm utilizado as sirenes das viaturas. “O som é usado para chamar a atenção das pessoas e emitir alertas de combate à pandemia”, informou a assessoria.

Os policiais militares também estão instruídos a priorizar a conscientização e o diálogo nesse contato com os cidadãos, convencendo-os de que o combate a esta doença é uma responsabilidade de todos.

A Coluna do Balbi ainda recebeu a informação de que o prefeito Rafael Diniz deve baixar, até sexta-feira (3), mais um decreto mantendo o comércio de Campos fechado. Ele leva em conta as orientações de isolamento social da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. E até o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Leonardo Castro, se posicionou a favor da prorrogação do isolamento social na cidade.

Esta semana, o governador do Rio, Wilson Witzel, também declarou que, se o enfrentamento do Estado à propagação do novo coronavírus não tivesse sido priorizado, “em vez de quase 700 poderíamos estar hoje com 3 ou 5 mil casos”.

No entanto, ao que parece, tudo isso não tem sido suficiente para manter os campistas em suas casas.