×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Comércios descumprem decreto e funcionam em bairros distantes do Centro da cidade

Também foram flagradas diversas filas sendo formadas em casas lotéricas e instituições bancárias

Campos
Por Redação
31 de março de 2020 - 15h44

Em Goitacazes, moradores não respeitam decreto e fazem fila na rua (Foto: JTV)

Parte do comércio de Campos, principalmente os mais distantes do Centro da cidade, não estão respeitando o decreto do prefeito Rafael Diniz, que segue recomendações de especialistas de saúde em todo o mundo sobre o isolamento social. Pelo menos, é o que foi verificado pela equipe do Jornal Terceira Via que percorreu alguns bairros da cidade e flagrou diversos comércios funcionando normalmente. O Jornal Terceira Via mostrou que o mesmo problema acontece na praia do Farol de São Thomé nos finais de semana.

Em alguns bairros foi possível perceber várias lojas de diversos ramos funcionando normalmente sem medo de serem flagrados por fiscais da prefeitura. No bairro Parque Cidade Luz, apesar de uma boa parcela dos comerciantes do bairro ter obedecido ao decreto e manter as portas fechadas, algumas lojas foram flagradas funcionando normalmente, além da grande movimentação nas ruas.

Em quase todas as lotéricas do município, grandes filas estão sendo formadas, principalmente por idosos que compõem o grupo de risco. Em Goitacazes, na Baixada Campista, uma lotérica restringiu o acesso ao estabelecimento, o que fez com que os clientes se aglomerassem nas calçadas em torno do local formando grandes filas.

Pessoas se aglomeraram no bairro parque Cidade Luz, em Guarus (Foto: JTV)

No Centro da cidade, foi possível perceber filas em torno de vários bancos. Os idosos também eram maioria nas portas das instituições financeiras, o que faz com que a preocupação aumente diante do cenário presenciado pela equipe.

O superintendente de Postura, Victor Montalvão informou que a fiscalização está acontecendo, assim como multas estão se do aplicadas e fechamento do comércio em caso de descumprimento. Ele afirmou também que conta com o bom senso da população e dos empresários para cumprimento do decreto que prevê o isolamento social.

Além disso, a Superintendência Municipal de Posturas informou que contabilizou 503 denúncias e 447 vistorias. No total, 45 multas já foram aplicadas pelo descumprimento do decreto. Para denúncia de funcionamento irregular do comércio neste período de quarentena, a população deve entrar em contato com a superintendência de Postura pelo WhastApp (22) 981683645.