×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pode pegar nosso jornal

A saúde e segurança dos nossos leitores e colaboradores são de extrema importância para nós, do Jornal Terceira Via

Editorial
Por Redação
30 de março de 2020 - 6h00

(Foto: Arquivo/Silvana Rust)

A saúde e segurança dos nossos leitores e colaboradores são de extrema importância para nós, do Jornal Terceira Via. Por isso, viemos destacar que, desde o surgimento do coronavírus, adotamos uma rotina intensa com uma série de cuidados para evitar a contaminação. Isso inclui um extenso processo que vai desde a produção do jornal até a chegada dele na sua casa. Entre as medidas de segurança e higienização adotadas ou reforçadas estão a redução do contato humano com o jornal no processo de produção, a higienização e o uso de equipamentos de isolamento e o cuidado redobrado durante a entrega.

Além dos cuidados de higiene reforçados, consultamos a gráfica de O Globo, responsável pela nossa impressão, que nos informou que consultou especialistas e que nos afirmou que é seguro receber o jornal em casa. Essa segurança, segundo O Globo, é garantida também pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que “é baixa a possibilidade de uma pessoa ser contaminada pelo coronavírus de uma caixa que foi movimentada, transportada e exposta a diferentes condições e temperaturas”. Sabemos que o vírus pode permanecer por um determinado período em objetos, mas ele sobrevive mais tempo nas superfícies lisas do que nas porosas, como é o caso do jornal impresso.

Ainda segundo O Globo, até hoje não há, em nenhum lugar do mundo, registro de contaminação causada por contato com jornais ou outro material de papel. Essa afirmação é da International News Media Association (INMA), que publicou recentemente um estudo feito com médicos e cientistas que atestam que o risco de infecção por estes meios é mínimo. Entre os motivos estão a característica porosa do papel e o tempo que um exemplar demora para ser levado da gráfica até a casa do leitor. A INMA é uma das mais respeitadas organizações de mídia do mundo.

Para finalizar, queremos reforçar a importância de um jornalismo sério e comprometido para informar as pessoas e ajudar no enfrentamento ao coronavírus. Este é um serviço já declarado em todo o mundo como essencial, principalmente em momentos como este. Esta é nossa missão.