×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeito anuncia serviço telefônico de orientação a pacientes com suspeita de coronavírus

Médicos vão prestar atendimento a partir desta segunda-feira, por meio do número 192

Campos
Por Redação
29 de março de 2020 - 18h43

Anúncio foi feito neste domingo, durante vistoria final ao Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

O prefeito Rafael Diniz (CDN) anunciou a inauguração, nesta segunda-feira (30), de um serviço de orientação de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Por meio do número 192, será possível obter orientações sobre as medidas que deve tomar diante do quadro de saúde apresentado. O atendimento será prestado por médicos qualificados e poderá ser requisitado a qualquer hora do dia ou da noite.

O anúncio foi feito neste domingo, durante vistoria final ao Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, montado pela Prefeitura em parceria com a Beneficência Portuguesa. De acordo com Rafael, o serviço possibilitará que as pessoas só saim de casa se for realmente necessário e sob orientação médica.

“Estamos nos preparando desde quando foi diagnosticado o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Já capacitamos nossos profissionais que vão estar na linha de frente atendendo e cuidado dos pacientes com suspeita do coronavírus. Esperamos que com todas as medidas restritivas que adotamos nosso impacto seja o menor possível. Temos que continuar pedindo para aqueles que possam ficar em casa, que fiquem”, disse o prefeito.

Vistoria

Durante a vistoria, Rafael esteve acompanhado dos promotores de Justiça Marcelo Lessa e Fabiano Rangel, além do delegado titular da 146ª Delegacia Policial (Guarus), Pedro Emílio Braga, e o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos, José Roberto Crespo. Eles conheceram espaços do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, como a recepção, a triagem, sala vermelha, os leitos de Clínica médica e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com a pneumologista e integrante da Comissão Médica do Centro, Patrícia Meireles, serão quatro frentes de atendimento.

“A primeira triagem feita por técnicos de enfermagem, a segunda por enfermeiros, em seguida o atendimento pode ser feito por médicos do setor laranja e médicos do setor vermelho”, explica Patrícia Meirelles.

Patrícia destacou ainda, que todos os detalhes seguem, criteriosamente, os protocolos. “Os pacientes de UTI vão entrar por local separado, as ambulâncias serão higienizadas na frente do Centro assim que desocupadas. Estamos passando todos os cuidados possíveis. Só entrarão na unidade depois da primeira triagem de quatro em quatro, respeitando o distanciamento”, destacou.

Para o promotor Marcelo Lessa, a criação do Centro foi fundamental. “Toda a estrutura foi montada de forma técnica, mas o nosso grande objetivo é que a população ajude a manter essa estrutura vazia. E isso só será possível se as pessoas permanecerem em casa”, afirmou.