×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCZ alerta população sobre combate ao Aedes aegypti

Neste período de quarentena, o CCZ reforça sobre a necessidade de cuidados básicos, como a vistoria dos quintais

Campos
Por ASCOM
26 de março de 2020 - 8h55

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Em conformidade com o decreto municipal publicado na última sexta-feira (20), sobre a pandemia do novo coronavírus, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) adotou algumas medidas para evitar o avanço do contágio pela Covid-19, sem prejuízo das atividades de controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas estão o funcionamento com horário reduzido, das 8h às 14h, o afastamento temporário dos ACEs com idade igual e acima de 60 anos, bem como, os que fazem parte do grupo de risco e a circulação de carro de som solicitando o apoio da população nos 10 Minutos Contra a Dengue.

A população também pode fazer a sua parte dedicando 10 minutos por semana para verificar a existência de água parada nos quintais e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Oitenta por centos dos focos do mosquito estão dentro da casas. O último Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti – LIRAa apontou índice insatisfatório em Campos.

“Temos que ficar atentos também para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Vamos aproveitar que devemos ficar em casa neste período e tirar os dez minutos para eliminar possíveis focos. A ajuda da população também é muito importante neste momento para evitar casos de dengue, zika e chikungunya”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Claudemir Barcelos.

Enquanto durar o período de quarentena, a visita domiciliar dos ACES será focada na parte externa dos imóveis, casas abandonadas e terrenos baldios, de modo que as atividades não fiquem paradas. Já o acesso aos serviços internos do CCZ, a população deve fazer o agendamento através do telefone (22) 98126-5234.

O CCZ ainda colocou um carro de som levando informações de como a população pode ajudar a combater o Aedes aegypti neste período de quarentena. O carro está circulando pelos bairros da cidade.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes