Coronavírus: Saiba o que fazer em caso de sintomas

Este relatório indica quando e onde buscar ajuda em casos suspeitos do Covid-19

Campos
Por Priscilla Alves
25 de março de 2020 - 18h13

– Em que situação a pessoa (adulto e/ou criança) deve buscar atendimento médico?

Pessoas com sintomas de gripe devem permanecer em casa. A recomendação é para procurar unidade de saúde apenas aquelas que estiverem com febre persistente e algum desconforto respiratório ― como coriza, tosse ou falta de ar ― e que tenham mantido contato nos últimos 14 dias com pessoas que estiveram em países onde houve casos de transmissão da doença.

“É importante frisar que as pessoas que apresentarem sintomas leves devem permanecer em casa para o devido isolamento domiciliar e as que tiverem sintomas de moderados a grave devem buscar as unidades referenciadas pela prefeitura. Pedimos à população que colabore mantendo o isolamento social e os cuidados básicos de higiene, que são essenciais para a prevenção da doença”, ressaltou Andreya Moreira, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campos.

– Em que unidades de saúde esse atendimento médico inicial deve ser buscado?

A Prefeitura de Campos mantém o atendimento inicial nas unidades de referência: Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Guarus, São José (Goitacazes), e de Travessão e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

– Como funcionará o Centro de Combate ao Coronavírus na Beneficência? Quais casos irão pra lá?

O centro funcionará no prédio novo da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos (SPBC). A ação faz parte do Plano de Contingência elaborado pelo Gabinete de Crise da Prefeitura de Campos. O CCC vai disponibilizar leitos de UTI e começa a funcionar ainda nesta semana (até sexta-feira, 27 de março). A Diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campos, a infectologista Andréya Moreira, ressalta que o CCC será destinado a pacientes com a confirmação do diagnóstico.

– O que temos de informação confirmada sobre o hospital de campanha?

O Governo do Estado informou que vai instalar um hospital de campanha em Campos para atender a região com 150 leitos de UTI. A empresa responsável pela montagem ainda não definiu o local de instalação.