×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campanha de vacinação contra gripe em idosos começa somente na quarta-feira (25), em Campos

A vacinação obedecerá a uma tabela de idade e poderá ser feita em drive thru - idosos não precisarão descer de seus carros para serem vacinados

Saúde
Por ASCOM
22 de março de 2020 - 15h14

Secretaria de Saúde de Campos (Foto: Divulgação)

A campanha de vacinação contra gripe terá início, em Campos, na próxima quarta-feira (25). Os grupos prioritários, neste primeiro momento, são idosos e trabalhadores da Saúde. A data diferenciada foi estipulada pelo Ministério da Saúde, levando em conta vários critérios e para melhor estruturação dos locais de atendimento, com espaços amplos e arejados. As instituições hospitalares receberão equipe de Imunização previamente agendadas. Os idosos nos pontos fixos e, pela primeira vez, em drive thru — quando os idosos com dificuldade de mobilidade poderá ser trazido e assim não será necessário descer dos carros para serem vacinados. Também de forma inédita, a vacinação obedecerá uma tabela de idade. Estes são os pontos iniciais. Outros serão divulgados nos próximos dias.

Para evitar aglomerações, os locais de vacinação foram escolhidos por serem arejados e com amplo espaço externo – Centro Esportivo da Escola (Cede) de Guarus, Uenf e Colégio Salesiano, no Parque Tamandaré. Também será instalado posto de vacinação nos mesmos moldes em Morro do Coco e no Lagamar, na praia de Farol de São Thomé. O horário será entre 9h às 16h.

Pela primeira vez haverá duas áreas de vacinação através de drive thru – no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e na Fundação Rural de Campos (FRC). Equipes irão aos asilos para vacinação, previamente agendada.

— Nosso objetivo é garantir que o calendário de vacinação nacional seja executado, com espaço físico que favoreça o espaço entre as pessoas nas filas, evitar aglomerações que ocorreriam em UBS que possuem espaços físicos reduzidos frente a demanda de idosos, que são prioridade. Vale lembrar que nestes postos só serão vacinados idosos. Os trabalhadores da área de saúde serão em seus locais de trabalho — explica a diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira.

Pontos de vacinação fixa

Cede Lulu Beda (Jardim Carioca, Guarus)
Colégio Salesiano
Uenf
UBS Morro do Coco
UBS Lagamar

Tabela de vacinação de acordo com a idade

Quarta, dia 25 — Idosos maiores ou iguais a 80 anos
Quinta, dia 26 — Idosos entre 70 e 79 anos
Sexta, dia 27 — Idosos entre 60 e 69 anos
Segunda, dia 30 — Idosos entre 60 e 69 anos
Terça, dia 31 — Retoma maiores ou iguais a 80

 

Fonte: SupCom Campos